Topo

Fifa oficializa mudanças com VAR, mordida virando falta e 4ª substituição

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/05/2018 14h01

A International Football Association Board (IFAB), órgão da Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados) responsável por regulamentar as regras do futebol, anunciou mudanças para os próximos dois anos. Entre os pontos mais relevantes se encontram a permissão para a quarta substituição na prorrogação e a introdução do árbitro de vídeo (VAR).

No total, segundo divulgado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), a entidade emitiu 14 alterações nas regras do esporte mais popular do planeta. Por exemplo, a mordida – popularizada por Luis Suárez na Copa de 2014 no emblemático lance com Chiellini – agora está incluída como uma falta direta.

As regras valem já para a Copa do Mundo de 2018, que vai contar, por exemplo, com o VAR em todas as partidas. Aliás, oficialmente, qualquer jogador que se aproximar muito do árbitro no momento da pausa para a revisão da jogada poderá ser advertido com cartão ou até ser expulso.

Os atletas agora também podem ser advertidos coletivamente se retornarem a campo sem a autorização do árbitro.

Além da punição individual (cartão amarelo), como cobrada pelo Palmeiras em relação a Gabriel no clássico do Brasileirão do ano passado contra o Corinthians, o time do infrator seria punido com uma falta ou até pênalti, dependendo de onde o jogador voltar ao gramado.

Confira todas as mudanças impostas pela International Board:

1) Substituições ilimitadas na categoria de base
2) Jogador substituído pode ficar no banco de reservas
3) Quarta substituição durante a disputa de prorrogação
4) Permitido o uso de equipamento eletrônico na área técnica para auxiliar o treinador nas questões táticas da partida e aumentar a segurança dos jogadores, ou seja, verificar se as condições físicas estão adequadas a partir de medidores usados pelos atletas
5) Se um jogador sair para ajeitar equipamento (chuteira, camisa, calção, meião ou acessório permitido) e voltar sem autorização, interferindo na partida, será punido com falta (tiro direto) ou até pênalti (se for dentro da área)
6) Árbitro de Vídeo (VAR), agora, é oficial. Previsão de uso da tecnologia está incorporada às regras do futebol
7) Algumas situações de cartão vermelho podem ser revistas mesmo após reinício do jogo
8) Árbitros não podem carregar câmeras em campo
9) Jogador que entrar na área do uso do Árbitro de Vídeo, na beira do campo, será advertido
10) Jogador que entrar na cabine em que o árbitro analisa as imagens será expulso
11) Parada para hidratação não pode exceder 1 minuto
12) Tempo gasto para hidratação e aplicação do Árbitro de Vídeo (VAR) deve ser acrescido
13) Alteração na regra do impedimento: análise da condição do jogador deve ser feita no momento em que acontece o primeiro toque antes do passe definitivo. Não é o fim do movimento, mas o instante em que a bola é tocada pelo jogador
14) Mordida foi, oficialmente, incluída como falta direta