Topo

Por renovação, Rueda fecha as portas da seleção chilena para Valdivia

Aos 34 anos, meia deve ficar fora do ciclo em busca de vaga na Copa de 2022 - AP Photo/Andre Penner
Aos 34 anos, meia deve ficar fora do ciclo em busca de vaga na Copa de 2022 Imagem: AP Photo/Andre Penner

Do UOL, em São Paulo

09/05/2018 19h44

Aos 34 anos, Jorge Valdivia vê seu ciclo na seleção do Chile praticamente encerrado. Diante da ausência do país na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, a equipe nacional deverá passar por uma reformulação, que não poupará o ex-palmeirense.

Em entrevista publicada nesta terça-feira pelo jornal El Mercurio, o técnico do Chile, Reinaldo Rueda, deixou claro que sua missão é formar uma equipe competitiva para buscar uma vaga na Copa do Mundo de 2022. Para isso, deverá abrir mão de nomes experientes para dar lugar a alternativas mais jovens.

“Nesta posição, temos alguns homens para seguir avaliando”, disse Rueda, chamando para si o “trabalho sujo” de encerrar o ciclo de jogadores como Esteban Paredes (atacante de 37 anos do Colo-Colo) e do próprio Valdivia.

Entrevista Rueda - Reprodução - Reprodução
Técnico dá preferência a jogadores jovens para sequência da seleção chilena
Imagem: Reprodução

“Jogadores como Valdivia ou Paredes, pelas trajetórias, para o médio prazo, não podem tirar o espaço dos jovens que terão a responsabilidade da classificação para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar”, explicou o treinador colombiano, que descartou manter os dois entre os convocados do Chile apenas por gratidão.

“Isso, de seguir chamando jogadores por gratidão, por nobreza ou pelo que fizeram, é um hábito muito latino, muito da Colômbia, também do Equador e de outros países, mas querer que eles continuem tem feito danos a nós. Claro, eles querem continuar, mas se ninguém quiser ir embora da seleção, tiramos três, quatro ou cinco jogos de amadurecimento de um jovem”, argumentou.

Nas eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2018, o Chile ficou na sexta colocação, com 26 pontos. Os quatro primeiros colocados (Brasil, Uruguai, Argentina e Colômbia) garantiram vagas diretas, enquanto o quinto colocado (Peru) se garantiu na repescagem intercontinental.