Topo

Coritiba fica por exames para anunciar vinda de "garoto-problema" do Inter

Alisson Farias terá nova oportunidade, agora no Coritiba - Ricardo Duarte/Internacional
Alisson Farias terá nova oportunidade, agora no Coritiba Imagem: Ricardo Duarte/Internacional

Marinho Saldanha e Napoleão de Almeida

Do UOL, em Porto Alegre e São Paulo

11/05/2018 08h49

O Coritiba negociou com o Inter o empréstimo do meia atacante Alisson Farias, de 22 anos. O Colorado já liberou o jogador para o Coxa, que está por exames para anunciar oficialmente o atleta.

Alisson Farias esteve emprestado ao Brasil de Pelotas, pelo qual acabou eleito melhor meia pela direita da competição. Porém, logo no início da Série B cometeu mais um ato de indisciplina: não aceitou retornar com a delegação do Rubro-Negro de Belém após a partida contra o Paysandu para aproveitar uma festa com os amigos. A atitude desagradou o técnico Clemer: "Ele faltou com o respeito comigo, com os colegas e com o clube. Isso eu não tolero", disse o treinador ao confirmar a devolução dele ao Inter.

O jogador chegou ao Inter como grande promessa. Com 16 anos já tinha deixado o futsal e vestia a camisa do rival do Coxa, Atlético-PR. Acabou dispensado e se transferiu para o Internacional. Na base colorada ergueu duas vezes a taça de Campeão Gaúcho Sub-17 e foi campeão do Brasileiro Sub-20 de 2013. Convocado para seleção brasileira Sub-17, chamou atenção de clubes da Europa.

Foi convidado a conhecer o Centro de Treinamentos do Barcelona. Em La Masia, esteve com Messi, Iniesta, Xavi e companhia. Tirou fotos, tietou e foi sondado pelo clube para atuar no time B, que finaliza a preparação dos atletas ao time principal. Não aceitou. Também recebeu uma proposta do futebol alemão, considerada insuficiente.

Seu contrato com o Inter acabaria em abril de 2014, e depois de tais investidas acabou renovado por cinco temporadas. No ano seguinte ele subiu ao profissional e foi titular em dois jogos, entrando no decorrer de outros 14. Em 2016, ganhou mais 11 jogos para mostrar serviço pelo Colorado e marcou seu primeiro gol no profissional. Participou da campanha do título gaúcho, mas perdeu espaço no segundo semestre. Fora dos planos, acabou cedido ao Estoril, de Portugal.

E a passagem pela Europa acabou mais curta do que o esperado. Alisson tinha vínculo até julho, mas acabou retornando em março. Fez 11 jogos, marcou dois gols, mas não o suficiente para permanecer por lá.

De volta ao Brasil, esteve no Criciúma em no ano passado e foi devolvido ainda em outubro, antes do fim da Série B. A alegação foram atos de indisciplina cometidos por lá, onde disputou apenas sete partidas, sendo quatro como titular.

As atitudes também desagradam em Porto Alegre, onde tem vínculo até o fim de 2019. "É um jogador que tem muita qualidade, trabalhei com ele na base do Inter. Mas tem que colocar na cabeça dele que quer ser profissional. Se for profissional conseguirá ter uma carreira no futebol", disse o técnico Odair Hellmann em entrevista recente