Topo

Volante usou estatísticas para melhorar desempenho e virar titular do Galo

Gustavo Blanco assumiu a titularidade do Atlético-MG na primeira rodada, contra o Vasco - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Gustavo Blanco assumiu a titularidade do Atlético-MG na primeira rodada, contra o Vasco Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

11/05/2018 04h00

Cada vez mais os números fazem parte do jogo de futebol. Distância percorrida, direção dos passes, posicionamento médio e uma infinidade de detalhes estão à disposição dos profissionais envolvidos com o dia a dia do esporte. O analista de desempenho se tornou uma figura indispensável nas comissões técnicas das equipes de ponta. É esse profissional que tem capacidade de pegar todos os dados disponíveis e auxiliar os treinadores para que os jogadores tenham a melhor performance possível.

Entre os jogadores, alguns dão mais importância do que outros para os números do jogo. Um ótimo exemplo é o volante Gustavo Blanco, do Atlético-MG, que se tornou titular do time a partir da primeira rodada do Campeonato Brasileiro, após quase um ano de clube. Blanco gosta dos números e sempre quer saber todos os detalhes possíveis, para poder render mais dentro de campo.

O interesse em estatística cresceu na rápida passagem do jogador pelo América-MG. Revelado pelo Bahia, Gustavo Blanco foi emprestado ao clube mineiro no início de 2017. Foi lá que ele conheceu o português Rui Pedro, que desde 2016 é o analista de desempenho do Coelho. Com ajuda do profissional, Blanco foi destaque da equipe alviverde, eliminada na semifinal da competição. O bom futebol nos tempos de América fez Gustavo Blanco ser contratado pelo Atlético.

“O Rui é um cara muito bacana e me ajudou muito. Eu estou em evolução, ainda preciso melhorar algumas coisas. Por exemplo, eu corro demais e no fim acabo ficando cansado. Tenho que evoluir muita coisa, então é continuar trabalhando firme”, disse Blanco, que explicou o motivo de ter tamanho interesse nos números do jogo.

“A estatística te dá uma base do seu rendimento, então sempre procuro saber algumas coisas, como quantos passes que errei, quantas bolas eu roubei. É importante fazer essa avaliação para poder crescer. Procurou sempre ficar informado sobre os números”.

E não é por um acaso que Gustavo Blanco virou titular do Atlético e fez um jogador com o currículo como tem Elias virar reserva. O desempenho neste começo de Campeonato Brasileiro é bastante satisfatório, como demonstrado pelos números apresentados pelo Footstats. O volante do Atlético tem 17 desarmes certos em quatro rodadas, o segundo melhor da competição, apenas um a menos do que Luan, também do Atlético.

O fato de ser volante não impede que Gustavo Blanco apresente também números interessantes na parte ofensiva. São três assistências para gols, o que faz dele o líder neste quesito nas primeiras rodadas do Brasileirão. Blanco tem também um ótimo aproveitamento nos passes, com 94% de precisão. Além de cinco finalizações certas, o que faz dele o segundo jogador do Atlético que mais acerta o alvo e o quinto na competição.

Por gostar tanto de estatísticas, Gustavo Blanco tem na Cidade do Galo um cenário bastante favorável. Há três meses o time é treinado por Thiago Larghi, que começou a carreira como analista de desempenho, inclusive foi nessa função que ele fez parte da comissão técnica da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014.

Por ter uma origem acadêmica e ter estudado muito, Larghi se cerca bastante com números e vídeos. O que já seria suficiente para deixar Blanco satisfeito.

“O Thiago é um treinador novo, que tem uma filosofia nova. Isso é muito bacana. Eu tenho de agradecer, pois ele tem me dado confiança para poder jogar e tem me dado oportunidades”.

No Atlético, Blanco conversa bastante com os dois analistas de desempenho do clube. Lucas Gonçalves e Fillipe Rayol são os profissionais da área que integram a comissão técnica. Além do volante, outro jogador que também procura saber muito sobre os números e como aproveitar isso dentro de campo é o meia Otero.