Topo

Hamburgo é rebaixado pela 1ª vez no Alemão, e torcedores se revoltam

Torcedores do Hamburgo atiram sinalizadores no campo - AFP
Torcedores do Hamburgo atiram sinalizadores no campo Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

12/05/2018 12h35

O Hamburgo foi rebaixado pela primeira vez na história do Campeonato Alemão. Mesmo com a vitória por 2 a 1 sobre o Borussia Mönchengladbach, neste sábado (12), pela última rodada da competição, o time não conseguiu escapar do descenso.

Revoltada, uma parte da torcida, localizada atrás de um dos gols, causou confusão. A partida teve que ser interrompida no fim porque alguns torcedores jogaram sinalizadores em campo. Policiais entraram no gramado para evitar um problema maior.

O árbitro esperou os ânimos se acalmarem para reiniciar o jogo, que durou, depois da confusão, menos de um minuto. Após o apito final, grande parte do estádio aplaudiu a equipe. Alguns jogadores choraram no campo.

Policiais entram em campo enquanto torcedores jogam sinalizadores no gramado - Michael Sohn/AP - Michael Sohn/AP
Policiais entram em campo enquanto torcedores jogam sinalizadores no gramado
Imagem: Michael Sohn/AP

O Hamburgo terminou o Campeonato Alemão na penúltima colocação, com 31 pontos. O Colônia, lanterna da competição com apenas 22 pontos, também caiu para a segunda divisão. O Wolfsburg (16º, com 33 pontos), por sua vez, vai disputar o playoff do rebaixamento.

Com apenas oito vitórias em 34 jogos disputados, o Hamburgo chegou à última rodada ainda com esperanças de se livrar do rebaixamento, mas, para isso, além de vencer a sua partida, tinha que torcer por um tropeço do Wolfsburg, que bateu o Colônia por 4 a 1, em casa.

O Hamburgo foi fundado em 1887 como SC Germania. Em 1919, passou a se chamar Hamburgo SV. O time disputou a primeira divisão do Campeonato Alemão por 55 temporadas. Orgulhoso por nunca ter sido rebaixado, até então, o time tem um relógio em seu estádio que mostra o tempo total da equipe na elite. Ele foi zerado ao final do jogo.

Relógio mostra o tempo do Hamburgo na primeira divisão do Campeonato Alemão - Axel Heimken/AFP Photo - Axel Heimken/AFP Photo
Relógio mostra o tempo do Hamburgo na primeira divisão do Campeonato Alemão
Imagem: Axel Heimken/AFP Photo