Topo

Klauss driblou atrasados e divergências por taça no Cruzeiro. Hoje é rival

Klauss Câmara foi diretor de futebol do Cruzeiro no ano passado - Divulgação/Cruzeiro
Klauss Câmara foi diretor de futebol do Cruzeiro no ano passado Imagem: Divulgação/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

12/05/2018 04h00

Klauss Câmara, atual executivo do Sport, enfrentou grandes obstáculos durante a passagem pelo Cruzeiro em 2017. Campeão da Copa do Brasil, teve a árdua missão de contratar Thiago Neves, superar os impasses com Mano Menezes e manter o elenco concentrado apesar dos atrasados. Hoje, em Pernambuco, leva alguns nomes do time que liderou.

O primeiro trabalho de Klauss como diretor do Cruzeiro foi contratar Thiago Neves. Enviado aos Emirados Árabes Unidos para tirá-lo do Al-Jazira, o dirigente deixou alinhavado o acerto com o jogador e teve que conviver com a pressão após o então presidente Gilvan de Pinho Tavares anunciá-lo antes de um acerto oficial.

Na ocasião, o mandatário chegou a confirmar o atleta durante a missa de aniversário de 96 anos da Raposa. A postura de Gilvan endureceu a liberação de Thiago Neves no time árabe e, consequentemente, dificultou o acordo. Mesmo com uma procura do Corinthians nos instantes finais, Klauss obteve sucesso na missão e fechou com o meia-atacante.

A bem-sucedida empreitada nos Emirados Árabes Unidos deixou a diretoria satisfeita com o trabalho, e Klauss foi promovido da base ao profissional. Ele assumiu a diretoria-executiva de futebol e, quando tudo parecia caminhar para o lado positivo, enfrentou mais um obstáculo.

Ao lado de Tinga, então gerente, e Bruno Vicintin, ex-vice-presidente de futebol, pensava que Dedé deveria ter mais chances na equipe. Mas Mano Menezes insistia na dupla de zaga formada por Kunty Caicedo e Léo. Depois de dois reveses - contra Atlético-MG e Nacional do Paraguai -, o diretor de futebol disse ao técnico para dar uma chance ao "Mito". A intervenção não foi vista com bons olhos pelo comandante gaúcho, que rompeu com o dirigente.

Por fim, ele teve que manter o grupo concentrado, apesar dos constantes atrasos salariais. Para se ter ideia, os vencimentos não foram pagos aos atletas às vésperas da final da Copa do Brasil. Somente a atual diretoria, em janeiro deste ano, conseguiu quitar os atrasados com o restante do elenco.

Sem acordo com a nova cúpula, chefiada por Itair Machado, Klauss Câmara ficou livre no mercado no início de 2018. A escolha foi pelo Sport, rival do Cruzeiro neste domingo (13), às 11h (de Brasília), pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Agora no clube do Nordeste, ele aproveita a influência sobre os antigos comandados da Toca da Raposa II para reforçar o seu elenco.

O primeiro a receber uma chance no novo clube de Klauss Câmara foi o jovem Nonoca. O volante assinou por empréstimo e fica até dezembro de 2018 na Ilha do Retiro. Mais recentemente, foi a vez de Rafael Marques acertar a sua mudança para o time recifense. O atacante rescindiu o vínculo com o Cruzeiro para fechar em definitivo com os pernambucanos.

Outro jogador do elenco de Mano Menezes interessa ao diretor de futebol. Klauss Câmara também tenta acordo por Digão. O problema é que o treinador não está disposto a liberar o zagueiro por empréstimo. Com uma possível venda de Murilo, o atleta se torna figura importante no plantel.