Topo

Neymar é eleito o melhor do Francês e evita comentar se fica no PSG

Tiago Leme

Colaboração para o UOL, em Paris

13/05/2018 18h34

Apesar de ter ficado fora da reta final do Campeonato Francês por causa de lesão no pé direito, o atacante Neymar foi eleito neste domingo (13) o melhor jogador da competição e levou o prêmio individual no Troféu UNFP, organizado pela união dos futebolistas profissionais. Na votação final, ele superou Cavani, Mbapée, os dois também do Paris Saint-Germain, e Florian Thauvin, do Olympique de Marselha.

Após a premiação, Neymar foi questionado sobre as especulações sobre sua possível saída do PSG no fim desta temporada, por causa dos interesses de Real Madrid e Manchester United. No entanto, o craque brasileiro evitou respostas concretas sobre o assunto e não confirmou sua permanência no clube parisiense.

"Toda janela é assim, falam diversas coisas, e eu não estou no momento de falar sobre nada. Todo mundo sabe o que vim fazer aqui, os objetivos que tenho. E, bom, agora o meu objetivo é Copa do Mundo, e não ficar falando sobre transferência ou não, porque vou ficar a minha vida inteira falando sobre isso, e está ficando um pouco chato", disse Neymar, no fim do evento realizado no Pavillon  D’Armenonville, no Bois de Boulogne, ao norte de Paris.

Faltando ainda uma rodada para o fim do Francês, Neymar terminou sua participação no campeonato em fevereiro, por causa da fratura no quinto metatarso do pé direito, e mesmo assim teve números significativos. Ele foi o atleta que deu mais assistências, 13, além de estar em terceiro lugar na atilharia, com 19 gols, em 20 jogos disputados.

"Foi um ano de muito aprendizado, diferente para mim. Todo mundo sabe dos meus objetivos, por que eu vim para o Paris. No balanço geral, foi um ótima temporada, acabou sendo atrapalhada um pouco pela lesão que tive, de ficar três meses parado. É horrível para um atleta, mas feliz pela média de jogos e de gols, feliz por ter ajudado os meus companheiros de alguma forma e ter feito parte da temporada do Paris", disse Neymar.

Neymar e Ronaldo - AFP PHOTO / FRANCK FIFE - AFP PHOTO / FRANCK FIFE
Neymar recebe prêmio de melhor jogador do Francês das mãos de Ronaldo
Imagem: AFP PHOTO / FRANCK FIFE

A seleção do Campeonato Francês 2017-2018 foi eleita neste domingo com sete jogadores do Paris Saint-Germain: Steve Mandanda (Olympique de Marselha), Daniel Alves (PSG), Marquinhos (PSG), Thiago Silva (PSG) e Ferland Mendy (Lyon); Luis Gustavo (Olympique de Marselha), Marco Verratti (PSG) e Nabil Fekir (Lyon); Kylian Mbappé (PSG), Edinson Cavani (PSG) e Neymar (PSG).

Recuperado, Neymar volta aos treinos no gramado nesta semana, e na quarta-feira irá participar de um treinamento aberto para a torcida do Paris Saint-Germain. No dia 21 de maio, ele se apresenta à seleção brasileira, em Teresópolis-RJ, para o começo da preparação para a Copa do Mundo da Rússia.

"Sentimento cada vez maior, de felicidade, feliz por já voltar, correr, estar perto de fazer o que gosto. Não sei quais serão os meus próximos treinos, mas participar de alguma parte do treino para mim já é bom, já me sinto mais tranquilo. E para a Copa do Mundo a expectativa é grande, a minha pode ser eu acho a maior delas, mas estou muito feliz de estar chegando de estar perto, espero fazer o melhor para ganhar esse título para o Brasil", afirmou.

A previsão é de que Neymar volte a atuar no amistoso entre Brasil e Croácia, dia 3 de junho, em Liverpool, na Inglaterra.

Marquinhos e Thiago Silva torcem por permanência

Também presente na premiação do Campeonato Francês, o zagueiro Marquinhos foi questionado sobre a matéria do jornal espanhol "As", que afirmou que Neymar já havia comunicado aos companheiros de PSG que deixaria o clube no fim da temporada, e respondeu.

"Que companheiros? Não sei, todas as declarações que vejo do presidente, dele, das pessoas que estão à volta dele são de que ele vai continuar. Muita coisa está mudando, o Paris Saint-Germain está crescendo a cada ano, buscando o seu espaço na Europa, na Champions  League. Então, creio que o projeto é perfeito para ele, e penso que ele vai ficar”, disse Marquinhos.

O zagueiro e capitão Thiago Silva também comentou sobre as especulações e demonstrou confiança nas palavras do presidente do PSG, Nasser  Al-Khelaifi, que assegurou a permanência de Neymar. “O presidente falou ontem, 2000%. Espero que sim."

Badalado, Malcom é premiado

Além dos cinco brasileiros que fizeram parte da seleção, outro brasileiro foi premiado. O atacante Malcom, ex-Corinthians, recebeu o prêmio de gol mais bonito da competição pelo gol anotado na derrota do Bordeaux para o Dijon por 3 a 2, pela 16ª rodada da competição, em 1º de dezembro. Ao receber a premiação, ele agradeceu à mãe e disse que sonha em disputar a Champions. O jogador vem sendo especulado por grandes da Europa como Manchester United e Arsenal.