Topo

Agressões podem custar mais de um turno de suspensão a D'Alessandro

D"Alessandro começou o Gre-Nal no banco de reservas e depois protagonizou confusão - Ricardo Rímoli/AGIF
D'Alessandro começou o Gre-Nal no banco de reservas e depois protagonizou confusão Imagem: Ricardo Rímoli/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/05/2018 04h00

D'Alessandro pode ficar fora do Inter por mais de um turno do Brasileiro. Nesta quinta-feira, o argentino será julgado pela agressão ao meia Lucas Paquetá no duelo com o Flamengo pela quarta rodada do Brasileiro. Pode pegar de quatro a 12 jogos do Brasileiro. E as imagens do fim do Gre-Nal devem gerar outra denúncia e pena semelhante. O destempero do gringo é compreendido nos bastidores do Inter, e mesmo a ausência preocupando, não há tom de cobrança.

D'Alessandro tem comportamento conhecido. Ele toma a frente do elenco em qualquer disputa. Não aceita a derrota de forma fácil e até perde a cabeça em muitos momentos do jogo. Nem mesmo os 37 anos mudaram a personalidade forte do meia-atacante.

Na visão do Inter, é exatamente esta personalidade que faltou no ano em que o clube foi rebaixado - D'Ale estava emprestado ao River Plate em 2016. De longe, viu um time apático cair lentamente para a segunda divisão e ainda encarar polêmicas como a sugestão de não disputar a última rodada do campeonato com a alegação da tragédia do voo da Chapecoense. 

Tanto pesa em favor dele este comportamento que o Internacional usa o 'espírito' como fator positivo na busca de reforços. O 'time de guerreiros' que quer formar conta preferencialmente com atletas que não assimilem a queda. O que não pode é passar do limite.

Em contrapartida, D'Alessandro cometeu apenas uma falta no Brasileiro e sofreu seis, segundo estatísticas do Footstats. Não recebeu nenhum cartão amarelo ou mesmo vermelho.

A reportagem do UOL Esporte apurou, ainda, que o D'Alessandro tem apoio do elenco. Jogadores e pessoas próximas consultadas repetem que as atitudes dele são respaldadas pelos demais atletas, em defesa do grupo.

D'Ale é consciente que não teve a melhor atitude tanto no jogo com Flamengo como no clássico Gre-Nal. Conforme apurou a reportagem, ele tem trabalhado para conter-se e mudar até mesmo a fama de um jogador que reclama muito da arbitragem e se envolve em confusões. No entanto, escorregou traído por seu temperamento, algo difícil de controlar.

Confusão mesmo fora do time

D'Alessandro foi baixa no último clássico Gre-Nal. Ficou no banco de reservas por conta de um desconforto muscular. Ainda assim se envolveu em confusão. Ao fim do jogo, entrou em campo, discutiu e acertou um soco em Luan, do Grêmio. O problema ultrapassou as linhas do gramado e foi até a sala de doping, onde Luan e um outro funcionário gremista tentaram entrar para manter a confusão com D'Ale. Eles trocaram xingamentos e não houve novo foco de agressão.

"É clássico né... Então sempre fica aquele nhém-nhém-nhém depois do jogo. Um fala uma coisa aqui, outro ali. Nós que somos jogadores temos que deixar ali, não pode trazer para fora. O clássico já passou, estamos pensando na Chapecoense. Já fechamos ali dentro (do vestiário) e temos que deixar o Gre-Nal para trás, pensaremos no Grêmio só no returno, será em casa e muito diferente", disse o atacante Rossi.

Jurídico pode desqualificar artigo

O Internacional se vê preocupado e terá trabalho para aliviar as punições a D'Alessandro. O artigo sobre o qual ele será julgado nesta quinta é o 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): praticar agressão física durante partida, prova ou equivalente. A pena vai de quatro a 12 partidas.

Entre as estratégias de defesa há a possibilidade de reduzir a pena mínima em caso de punição mudando o artigo para o 250, que fala em 'ato hostil'. Neste, a pena vai de um a três jogos.

A súmula do clássico Gre-Nal também pode ajudar. O jogador não foi citado nominalmente pelo árbitro. A denúncia que será feita, segundo apurou o UOL Esporte, tem por base as imagens de televisão.

No entanto, independentemente do artigo, pesará em uma eventual condenação o fato de D'Alessandro ser reincidente. Foram dois lances em jogos sequenciais, contra Flamengo e Grêmio. No último compromisso ele sequer participou da partida.