Topo

Chileno é banido de jogos até 2022 por usar máscara de rival que se matou

Torcedor de La U foi a clássico com máscara que imitava rosto de Raimundo Tupper - La Tercera/Reprodução
Torcedor de La U foi a clássico com máscara que imitava rosto de Raimundo Tupper Imagem: La Tercera/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

16/05/2018 17h44

A Universidad Católica recebeu a Universidad de Chile no domingo, em jogo pela primeira divisão chilena, e empatou em 1 a 1 – Diego Buonanotte abriu o placar para os donos da casa, enquanto Mauricio Pinilla empatou para La U.

O jogo, no entanto, ficou marcado pela provocação de um torcedor da equipe visitante, que obrigou até mesmo a Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP) do Chile a tomar providências.

No setor visitante, um torcedor usava uma máscara com o rosto de Raimundo Tupper simulando lágrimas. A imagem foi registrada pela imprensa e provocou grande mal-estar na torcida da Católica.

Nascido em 1969, Tupper era lateral esquerdo da Universidad Católica entre o fim da década de 1980 e o começo da década de 1990. Foi inclusive titular da equipe que chegou às finais da Libertadores de 1993 contra o São Paulo, começando as duas partidas – na segunda, em Santiago, foi substituído no segundo tempo para a entrada do argentino Gerardo Reinoso.

O jogador morreu em julho de 1995, aos 26 anos. Sofrendo de depressão, atirou-se da sacada de um hotel na Costa Rica, onde seu time estava hospedado para disputar um amistoso contra o Deportivo Saprissa. Em sua lembrança, o time chileno construiu um memorial nos arredores do estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago.

Por conta disso, a provocação no jogo do final de semana foi repudiada pela ANFP. Com a ajuda de imagens de câmeras de vigilância do estádio, o torcedor foi identificado pela entidade e acabou punido. Pela provocação e por outros incidentes protagonizados na arquibancada, ficará banido de partidas no Chile até 2022.

“O diretório (da ANFP) tomou a decisão de aplicar a máxima sanção; portanto, este indivíduo está proibido pelos próximos quatro anos de ingressar nos espetáculos esportivos que organiza a ANFP”, afirmou Hugo Muñoz, diretor da associação, segundo o jornal La Tercera. Em carta, a Universidad de Chile pediu desculpas à equipe rival.

A Universidad Católica lidera o Campeonato Chileno 2018, com 32 pontos em 13 jogos. A Universidad de Chile é a quarta entre os 16 times, com 25 pontos.