Topo

Lincoln volta da Turquia, mas tem futuro indefinido no Grêmio

Lincoln estava emprestado ao Rizespor, da Turquia, desde o segundo semestre do ano passado - Jorge Saenz/AP
Lincoln estava emprestado ao Rizespor, da Turquia, desde o segundo semestre do ano passado Imagem: Jorge Saenz/AP

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

16/05/2018 15h22

Lincoln está de volta. Depois de ser emprestado ao Rizespor, da Turquia, o meia já regressou a Porto Alegre e se prepara para retomar os treinos no Grêmio. O futuro, contudo, está indefinido. Uma nova saída para o futebol europeu pode ocorrer nas próximas semanas, mas depende de boa proposta. Na Arena, a reintegração ao grupo principal é pouco provável.

Aos 19 anos, Lincoln participou da campanha que rendeu título da segunda divisão turca ao Rizespor. Marcou três gols em 18 jogos pelo clube.

Como o campeonato turco terminou no início do mês, Lincoln já voltou ao Brasil. Desde a semana passada está em Porto Alegre e no final de maio se reapresenta ao Grêmio. A partir de então o futuro será avaliado. Com grande potencial, ele já teve status de joia no clube gaúcho.

Atualmente é um nome que pode ser cedido de novo para ganhar ainda mais experiência. A chance de ser aproveitado por Renato Gaúcho ao longo do restante do ano é pequena. O elenco já conta com peças para a função desempenhada por Lincoln, por exemplo.

Em 2017, Lincoln pediu para ser emprestado e o Grêmio topou. A solicitação foi motivada pela chance de ganhar minutos, viver em um país diferente e também por ter recebido convite direto da comissão técnica do Rizespor.

A temporada na Turquia, no entanto, terminou com banco de reservas. Sem manter o desempenho, Lincoln perdeu espaço no time que fez 69 pontos em 34 jogos. Os três gols do meia foram marcados diante do Gaziantepspor, na vitória por 5 a 1, em 7 de março.