Topo

Cruzeiro engata série positiva, faz jus à fama e promete lutar por 3 taças

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

17/05/2018 04h00

Seis jogos de invencibilidade, vantagem nas oitavas de final da Copa do Brasil e possibilidade real de ser o primeiro colocado do Grupo 5 da Libertadores. A ótima fase do Cruzeiro faz jus ao investimento da diretoria e à badalação sobre o elenco no início de 2018.

Após derrapar na reta final do Campeonato Mineiro e em sua chave da Libertadores, os comandados de Mano alcançaram uma sequência positiva. São seis jogos seguidos sem perder - contra Universidad de Chile (7-0), Inter (0-0), Vasco (4-0), Botafogo (1-0), Sport (2-0) e Atlético-PR (2-1).

Os resultados deixam a equipe mais tranquila nas três competições que restam em 2018 e a consolidam como uma das favoritas em todas elas.

Na Libertadores, o Cruzeiro ocupa a segunda posição do Grupo 5, com oito pontos. Os comandados de Mano jogam com o Racing, da Argentina, líder da chave, com 11, na próxima terça-feira (22) no Mineirão, e precisam só de um triunfo simples para assegurar a primeira colocação. A posição permite que a Raposa decida ao menos a fase de oitavas de final como mandante.

No Campeonato Brasileiro, após duas vitórias seguidas, o Cruzeiro deixou a zona de rebaixamento e se tornou oitavo colocado, com sete pontos. Os mineiros têm apenas três a menos que os três primeiros colocados - Flamengo, Corinthians e Atlético-MG, respectivamente.

A situação na Copa do Brasil também é favorável. O Cruzeiro venceu o Atlético-PR, de virada, por 2 a 1, no jogo de ida das oitavas de final e pode até empatar na partida de volta, no Mineirão, após a disputa da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, que garante uma vaga nas quartas.

Em boas condições nos três principais torneios e com um elenco muito badalado, o Cruzeiro não planeja priorizar uma competição em detrimento de outra. "Não vamos abrir mão de nada. Não teria sentido com a qualidade do elenco que temos falar em abrir mão de alguma coisa", disse Mano Menezes.

Após a partida dessa quarta-feira (16), o Cruzeiro volta a campo no sábado (19) para enfrentar o arquirrival Atlético pela sexta rodada do Brasileiro. Na terça-feira seguinte, já terá outro compromisso. Desta vez, pela Copa Libertadores da América, contra o Racing. Mesmo assim, a comissão técnica promete escalações fortes em ambos os jogos.

"As opções serão as mais fortes fisicamente. Todo mundo viu o que a gente correu aqui e, daqui a poucas horas, temos um clássico, que é no sábado. Vamos avaliar bem até sábado pela manhã. Eu sei que os jogadores querem jogar, é um jogo grande, mas não adianta não conseguir fazer um jogo forte. É um jogo disputado, então temos que ter uma equipe capaz de disputar o jogo", concluiu.