Topo

Ex-técnico do Al Hilal estranha oferta a Carille: "Não queriam brasileiros"

Fernando Pilatos/Gazeta Press
Imagem: Fernando Pilatos/Gazeta Press

Do UOL, em São Paulo

18/05/2018 17h27

Treinador do Al Hilal em três ocasiões (1985, 1988 e 2006), Candinho recebeu com surpresa a notícia de que o técnico do Corinthians Fábio Carille possui grandes chances de assumir o comando da equipe. Em entrevista ao Fox Sports nesta sexta-feira (18), ele afirmou que técnicos brasileiros perderam prestígio nos últimos anos na Arábia Saudita.

"No mundo árabe eles não queriam mais treinadores brasileiros. Eles se aborreceram um pouco com a última leva de treinadores brasileiros. Na nossa época eram só treinadores de ponta. Eu era o mais jovem dos brasileiros nessa época (1985). Depois, com todo respeito, os empresários começaram a botar gente de menor nível e eles passaram a contratar gente como Rijkaard e outros europeus. Eu estou até estranhando eles irem atrás dos brasileiros", disse.

Candinho disse que o Al Hilal tem semelhanças com o Corinthians, clube em que Carille trabalha como técnico desde o início de 2017. "É um clube de povo, tipo Flamengo e Corinthians, mas é preciso um cuidado no contrato. Fazer um contrato muito bem feito para não ter problemas. Lembra do Abel nos Emirados, que demorou um tempo para se desligar? O clube é muito bom, mas tem que fazer um bom contrato tanto em árabe como em inglês. Escrever tudo direitinho, passagens de família, moradia. É uma coisa que a gente aprendeu depois de muitos anos", explicou.

Apesar de ter estranhado a proposta, Candinho, que não trabalha mais como técnico desde 2007, sugeriu que Carille aceite a oferta. "Eu acho que a época é boa para ele. A única coisa que eu sempre falo, é orientar nessa parte familiar. Quem ele tem que levar com ele para a comissão, um bom intérprete. São coisas fundamentais para se vencer lá. Se ele ficar dois, três anos, ele fará um bom caixa financeiro e depois volta e trabalha em outros clubes. Ele tem que aproveitar o momento dele. O Al Hilal é o clube do povo, eles têm tudo de bom e do melhor. "

Na última quinta-feira, o técnico do Corinthians contou ao seu pai que a proposta do Al Hilal é "irrecusável". O clube está disposto a pagar um salário milionário ao treinador campeão brasileiro e estadual. O valor gira em torno de 3,5 milhões de dólares (R$ 12,95 milhões) por ano, livre de impostos. O valor mensal seria de R$ 1,07 milhão, cerca de três vezes mais que os vencimentos no Corinthians.

O Corinthians aguarda pela proposta oficial e vê um risco alto de Carille deixar o comando da equipe por causa também do tempo de contrato, que é maior que o assinado pelo treinador em setembro passado. À época, ele renovou o vínculo com o clube paulista até o fim de 2019.

Além disso, a multa contratual é baixa, de apenas dois salários mensais. Caso a saída de Carille se concretize, o auxiliar Osmar Loss é o favorito a assumir o comando do time alvinegro.