Topo

Jovens crescem com Odair Hellmann e avançam na hierarquia do Inter

Juan Alano controla a bola durante disputa do clássico Gre-Nal e ganha espaço no Inter - Ricardo Duarte/Inter
Juan Alano controla a bola durante disputa do clássico Gre-Nal e ganha espaço no Inter Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

19/05/2018 04h00

A hierarquia técnica do Internacional está mudando. O clássico Gre-Nal do último final de semana deixou claro que jovens como Juan Alano e Brener têm ganhado espaço e conceito com a comissão técnica e mais chances se avizinham.

Na hora de buscar alternativas diante do tradicional oponente em um jogo difícil e de muita marcação, Odair Hellmann não optou por Nico López, Camilo ou Wellington Silva. Colocou Juan Alano no meio-campo e Brenner no ataque.

A conquista de espaço de ambos se dá nos treinamentos. São repetidamente elogiados pelo empenho e o bom posicionamento. Prestam atenção em qualquer indicação e 'cavam' mais oportunidades no time.

Alano tem 21 anos e é originalmente meia. No entanto, é utilizado por vezes nos treinamentos como segundo volante, para ganhar mais características de marcação. Atua, também, aberto por qualquer um dos dois lados do campo. Com 10 partidas ao todo na temporada, ele soma 449 minutos jogados. As chances não vieram em maior número por conta de algumas lesões pequenas que ocorreram no período.

Já Brenner tem 19 anos e é centroavante de força. Egresso da boa campanha do Inter na Copa São Paulo deste ano, ele já disputou 15 partidas, um total de 742 minutos com a camisa vermelha. Brenner, inclusive, marcou dois gols em um dos coletivos recentes dos reservas do Inter. Naquele treinamento, Alano também se destacou.

O crescimento dos mais jovens já ameaça jogadores que eram alternativa repetida ao time. Exemplos de Nico López, Camilo e Wellington Silva, que estão ficando para trás na disputa para ser opção durante os jogos.

"Um menino para ser lançado precisa de uma estrutura de time, para que ele não seja o salvador da pátria. Estamos criando estrutura para todos poderem render o que têm de melhor", disse o técnico Odair Hellmann em março. "É um processo de construção. Ano passado e em 2016 tivemos que lançar vários jovens ao mesmo tempo, e isso não dá certo", completou.

O nome mais afirmado dos jovens oriundos da base neste ano é Iago. O lateral esquerdo conquistou a posição com a lesão de Uendel no primeiro jogo da temporada, foi bem e mantém o mesmo status até hoje.

Marcinho, em contrapartida, não tem recebido as mesmas oportunidades do início do ano. Formado no clube, ele voltou após empréstimo ao Brasil de Pelotas no ano passado, teve algumas chances, mas ainda corre atrás do melhor rendimento. Ronald, da mesma forma, disputou apenas uma partida no ano. O meia-atacante foi destaque do time Sub-23 campeão do Brasileiro de Aspirantes do ano passado.