Topo

"Profecia" de Abel funciona, peças encaixam e esquema decola no Flu

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/05/2018 04h00

No final da conturbada temporada de 2017 no Fluminense, Abel Braga falou que precisava de três ou quatro peças para colocar em prática algumas ideias para a o ano seguinte. O técnico não quis entrar em detalhes, mas o "mistério" foi logo desfeito em janeiro: o Flu versão 2018 seria montado a partir de uma linha com três zagueiros.

Para tornar o desejo realidade, Abel, que ainda contabilizava as perdas de jogadores como Cavalieri, Scarpa e Henrique, pinçou no mercado e na própria base nomes que poderiam dar conta do recado. Para as alas, apostou no jovem revelado em Xerém Ayrton Lucas, e em Gilberto. Sob desconfiança, a dupla deslanchou e hoje é parte importantíssima do sistema tricolor, ainda que Ayrton esteja se recuperando de lesão.

Para fazer a função à frente dos zagueiros, o Flu buscou Jadson e Airton, ambos sem muito cartaz no mercado. De mansinho, o primeiro tomou conta da posição e hoje é um dos jogadores mais vitais para a equipe, tanto que Douglas não tem jogado com muita frequência.

No ataque, o Flu liberou Wellington Silva e perdeu Dourado. Para surpresa dos mais céticos, Marcos Jr. e Pedro receberam as camisas de titular e têm correspondido à altura. Mais um ponto para o treinador.

"O que mais me dá satisfação é que foram muitas mudanças, muitas coisas, e eles estão conseguindo isso (bom desempenho) em tão pouco tempo", festejou o técnico.

Além do bom desempenho tático da equipe, que está em franca ascensão, Abel crê que a performance cresce a partir da comunicação entre comandante e comandados, algo que parece funcionar muito bem no Flu:

"(Precisam) Acreditar. Eles tem de que o que eu digo para eles é verdade".

Com a vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR, o Tricolor pulou para a quinta colocação, enquanto o Furacão é apenas o 16º colocado no Brasileiro. Na próxima rodada, os tricolores recebem no sábado a Chapecoense, 16h, no Maracanã.