Topo

Taça de Portugal dá vaga à Liga Europa. Mas campeão pode até ficar de fora

Aves ficou com o título, mas ainda não teria autorização da Uefa para jogar torneios - Clube Desportivo das Aves/Divulgação
Aves ficou com o título, mas ainda não teria autorização da Uefa para jogar torneios Imagem: Clube Desportivo das Aves/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

21/05/2018 14h57

A Taça de Portugal dá a seu campeão uma vaga direta na fase de grupos da Liga Europa da temporada seguinte. No entanto, o Desportivo das Aves, que venceu o título nacional da temporada 2017/2018 ao derrotar o Sporting por 2 a 1 neste domingo, poderá ficar de fora da competição europeia na temporada 2018/2019.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo jornal português A Bola. Segundo a publicação, o clube não buscou junto à Uefa seu licenciamento dentro do prazo – o que deveria ter sido feito até dezembro – para a disputa de competições continentais.

No domingo, porém, o clube manifestava segurança a respeito de sua presença na Liga Europa. “Temos a Liga Europa garantida e vamos disputar essa competição”, afirmou Luiz Andrade, diretor-executivo do Aves.

Caso não consiga assegurar com a Uefa sua vaga na Liga Europa, o Aves perderia a classificação para o Sporting – justamente o time derrotado na final deste domingo. Como o time de Lisboa foi o terceiro colocado no Campeonato Português, acabaria deixando as vagas para a pré-classificação à Liga Europa para Braga e Rio Ave, respectivamente quarto e quinto colocados.

O Aves, o Sporting, a Federação Portuguesa de Futebol e a Uefa ainda não se manifestaram a respeito.