Braço-direito de Bandeira de Mello, Fred Luz deixa diretoria do Flamengo

Do UOL, em São Paulo

  • Gilvan de Souza/ Flamengo

    Fred Luz (de camisa vermelha) chegou ao Fla em 2013, no início da gestão Bandeira de Mello

    Fred Luz (de camisa vermelha) chegou ao Fla em 2013, no início da gestão Bandeira de Mello

Fred Luz não é mais o diretor geral do Flamengo. Em nota oficial, o clube carioca comunicou nesta quarta-feira que Luz deixou o clube para se dedicar a projetos pessoais. O substituto será o diretor de Marketing do Fla, Bruno Spindel.

Braço-direito do presidente Eduardo Bandeira de Mello, Fred Luz enfrentava críticas da oposição e de parte da torcida rubro-negra por interferir diretamente nas decisões do departamento de futebol.

Embora Fred Luz tenha deixado o cargo no Flamengo, a nota oficial do clube informa que ele seguirá contribuindo como consultor.

A saída de Fred Luz é mais uma mudança efetuada pelo Flamengo nesta temporada. No fim de março, o clube do Rio de Janeiro demitiu todo departamento de futebol. Foram desligados do clube o técnico Paulo César Carpegiani, o diretor executivo Rodrigo Caetano, além de Mozer, Jayme de Almeida e Marcelo Martorelli.

Confira a nota oficial do Flamengo

O Clube de Regatas do Flamengo vem a público comunicar que o diretor geral, Fred Luz, deixará o clube para se dedicar a projetos pessoais. Bruno Spindel, diretor de Marketing, assume o cargo de CEO.

Fred, que continuará ajudando o Flamengo como consultor, chegou ao clube em 2013, no início da gestão de Eduardo Bandeira de Mello, e atuou como diretor de Marketing até ser promovido a CEO em 2014, graças ao excelente trabalho na pasta. Sob sua liderança no corpo executivo profissional, o Flamengo modernizou processos de gestão, consolidou seu programa de sócio-torcedor (hoje a segunda fonte de receita do clube), conduziu as negociações para renovação de contrato de televisionamento dos jogos do Flamengo, criou o Centro de Excelência em Performance do Futebol (CEP FLA), fechou parcerias fundamentais para o futebol, como as com a Double Pass e a Exxos, e realizou obras importantes na Gávea e no Centro de Treinamento George Helal.

Bruno Spindel está no clube desde 2013 e desenvolveu grande trabalho na área de marketing junto ao Fred, o sucedendo na direção do departamento. Desde então, seguindo orientação estratégica do Conselho Diretor (CODI) rubro-negro, firmou importantes acordos comerciais nas áreas de licenciamento e patrocínio que consolidaram o Flamengo como a maior plataforma de Comunicação e Marketing do esporte brasileiro.

Em 2017, a área de Marketing colaborou decisivamente para que o clube alcançasse o melhor balanço financeiro da história do Flamengo, tendo a receita do programa sócio-torcedor crescido 62%, enquanto a de patrocínios aumentou em quase 40%.

O Flamengo deseja sucesso aos dois profissionais nos novos desafios.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos