Topo

Santos diz que só negocia Rodrygo com Barça após pagarem dívida por Neymar

Rodrygo interessa ao Barcelona, mas Santos cobra dívida ainda referente a Neymar - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Rodrygo interessa ao Barcelona, mas Santos cobra dívida ainda referente a Neymar Imagem: Gabriel Francisco Ribeiro/UOL

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

23/05/2018 16h53

O presidente José Carlos Peres, do Santos, mandou um recado ao Barcelona, da Espanha, interessado em contratar a mais nova revelação do clube: o atacante Rodrygo, de 17 anos. O mandatário alega que não abre negociações com o clube catalão enquanto eles não pagarem dívidas relacionadas a contratação de Neymar, em 2013.

Há uma briga na Justiça envolvendo Santos, Barcelona e a DIS, braço esportivo do Grupo Sonda, que detinha porcentagens dos direitos econômicos de Neymar na época da transação que levou o craque brasileiro ao clube espanhol.

“Não há reunião marcada (Barcelona e Santos). Nós temos um processo contra o Barcelona sobre o Neymar. Quatro meses antes do Mundial de 2011, o Barcelona adiantou um dinheiro sobre a transação, entendemos que houve um aliciamento. Ele disputou um Mundial de Clubes praticamente vendido ao Barcelona. O Barcelona tem que nos pagar 4,5 milhões de euros. O Santos achou que foi enganado, não recebeu 10 milhões de euros também, além dos quatro e meio citado. Quando o Barça pagar, vamos discutir sobre outras coisas", afirmou José Carlos Peres.

O dirigente santista se refere a Rodrygo quando diz “outras coisas”. Isso porque os jornais espanhóis publicaram que o pai do atacante, Eric Goes, já esteve em Barcelona para negociar a transferência do filho ao clube catalão. Rodrygo negou a viagem de seu pai.

Além disso, os mesmos jornais publicaram que o Barcelona já enviou dirigentes ao Brasil para negociarem com o Santos.

A diretoria santista não recebeu nenhuma proposta oficial por Rodrygo, mas o UOL Esporte apurou que a cúpula alvinegra se reuniu com alguns representantes do atleta e foi enfática ao dizer que só libera sua nova promessa pela multa rescisória, avaliada em 50 milhões de euros (R$ 212 milhões).

“O Rodrygo é a estrela hoje. É um jogador talentoso, todos sabem disso. Nós temos um referencial do Vinicius Junior, que já foi vendido com 17 anos. Nós não podemos fazer transações, mas existe interesse, temos cinco ou seis times grandes que já desejam fazer negócios com o Santos. A questão do Barcelona: é um dos interessados, mas não abrimos negociação, porque é uma irresponsabilidade, a FIFA não permite”, disse Peres.

O Santos tem recebido propostas para autorizar, em documento assinado, a negociação de Rodrygo com algum time europeu, incluindo o Barcelona. Isso é bastante comum entre agentes e clubes de futebol. Eles recebem a autorização em carta e viajam em busca de propostas.

O problema é que o assunto “carta assinada” para negociar seus ídolos é tratado sempre com muita cautela no Santos. O receio tem a ver com a transferência de Neymar para o Barcelona, que começou justamente com a autorização, assinada pelo então presidente Luis Alvaro de Oliveira

A carta gera polêmica até hoje na Vila Belmiro, pois o ex-presidente assinou o documento no dia 8 de novembro de 2011, antes da final do Mundial Interclubes da Fifa, disputado em dezembro daquele ano no Japão. Para muitos santistas, Neymar jogou o Mundial pelo Santos já negociado com o Barcelona. No entanto, a negociação só foi concretizada oficialmente em 2013.

Rodrygo é assediado por clubes europeus antes mesmo de chegar ao profissional. O camisa 9 do Santos na Libertadores esteve na mira do Liverpool quando atuava no sub 15 do clube paulista. O interesse inglês fez o alvinegro praiano oferecer um plano de carreira ao jogador e encaminhar o primeiro contrato profissional de sua revelação.

Cria do futsal do clube, Rodrygo também foi o atleta mais jovem do Santos a assinar contrato com a Nike, empresa de material esportivo. Ele fechou quando ainda tinha 11 anos, enquanto Neymar acertou com 13 anos.