Topo

Cruzeiro escuta pedido do Real e está disposto a aceitá-lo por Lucas Silva

Futebol de Lucas convenceu a diretoria a brigar por sua permanência na Toca da Raposa - Pedro Vale/AGIF
Futebol de Lucas convenceu a diretoria a brigar por sua permanência na Toca da Raposa Imagem: Pedro Vale/AGIF

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

05/06/2018 04h00

O Cruzeiro já sabe o que o Real Madrid quer para deixar Lucas Silva por mais tempo no Brasil. Em reunião ocorrida no início de maio, os mineiros escutaram o pedido dos espanhóis e combinaram uma nova reunião em junho para tentar atender às exigências pela manutenção do volante.

Nesse primeiro encontro, estiveram presentes dois dirigentes do Cruzeiro - o presidente Wagner Pires de Sá e o diretor-geral Sérgio Nonato -, o empresário Adelson Duarte (parceiro do clube mineiro) e um membro da cúpula do Real Madrid. A ideia do clube da capital espanhola é que os mineiros mantenham a sequência dada ao atleta e paguem uma fatia maior do salário do meio-campista. O percentual solicitado não é revelado pelas partes. No vínculo atual, não há cláusulas que exijam um número mínimo de jogos por temporada, mesmo que isso tenha sido um desejo do Real Madrid desde o início do empréstimo. Os mineiros também pagam 10% dos salários de Lucas Silva - entre R$ 50 mil e R$ 60 mil por mês.

A princípio, os espanhóis gostariam de levar Lucas Silva de volta à Europa. Emprestá-lo para um clube local é uma alternativa estudada pelos dirigentes do Real Madrid e o Celta de Vigo chegou a fazer uma consulta pelo atleta, mas ainda não há um veredicto sobre o seu futuro. O clube presidido por Florentino Pérez, contudo, também leva em consideração o desejo de Lucas Silva e seu estafe. Tanto o jogador quanto o empresário Luiz Rocha gostariam de renovar o contrato de empréstimo com o Cruzeiro, que se encerra em 30 de junho.

A reunião marcada para junho ainda não tem uma data específica. A ideia dos mineiros é que seja logo após a paralisação do calendário brasileiro para a disputa da Copa do Mundo, para que a situação seja resolvida antes do fim do compromisso atual.

Depois de ser reserva por mais de um ano, Lucas Silva se tornou titular em 19 de abril passado, quando o Cruzeiro empatou por 0 a 0 com a Universidad de Chile pela Libertadores. Desde então, o meio-campista de 25 anos fez 11 partidas entre os prediletos de Mano Menezes e não saiu mais do time.