Topo

Palmeiras bate Real Madrid na Espanha e vence Mundial sub-17 pela 1ª vez

Palmeiras comemora gol na final de Gabriel Veron, artilheiro do torneio  - Divulgação
Palmeiras comemora gol na final de Gabriel Veron, artilheiro do torneio Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

06/06/2018 14h42

O time sub-17 do Palmeiras venceu o Real Madrid por 4 a 2 nesta quarta-feira (6), em Fuenlabrada, na Espanha, e conquistou pela primeira vez o título do Mundial de Clubes Juvenil, disputado no país europeu desde 2005. Foi também uma revanche pela final de 2016, na qual o Real foi campeão superando justamente a equipe alviverde nos pênaltis.

Os gols do Palmeiras foram marcados por Gabriel Silva, Gabriel Veron, Fabrício e Luan, enquanto o Real Madrid descontou com Carlos Dotor e Fran. Os brasileiros dominaram completamente o primeiro tempo e abriram 3 a 0 ainda antes do intervalo.

A equipe espanhola esboçou reação no início da segunda etapa, mas uma trapalhada da defesa, em um recuo errado para o goleiro, permitiu que Luan fizesse o quarto. Já no fim, o Real marcou o segundo em cobrança de escanteio.

Além do título, o Palmeiras fechou a competição com a melhor campanha no geral e de forma invicta. Em seis jogos, foram cinco vitórias e um empate (com o Atlético de Madri, na primeira fase), com 29 gols marcados e sete sofridos. Além disso, protagonizou goleadas de 10 a 1 (sobre o Tokushima Vortis, do Japão) e 8 a 2 (no Steaua Bucareste, da Romênia). O atacante Gabriel Veron foi o artilheiro do torneio, com nove gols.

Derrotado na final, o Real Madrid era o atual bicampeão. O time espanhol é o maior vencedor do torneio, com quatro títulos (2009, 2014, 2016 e 2017). Outros times brasileiros que também já conquistaram a competição são o Corinthians, com três taças (2010, 2011 e 2015) e o São Paulo, com duas (2007 e 2008).