Topo

Sem direito a rodízio, Fluminense já paga a conta por elenco enxuto

Jogadores do Flu já sentem os efeitos da maratona de jogos na temporada - Lucas Merçon/Fluminense
Jogadores do Flu já sentem os efeitos da maratona de jogos na temporada Imagem: Lucas Merçon/Fluminense

Leo Burlá

Do UOL, do Rio de Janeiro

06/06/2018 04h00

Nos elencos mais fartos do futebol brasileiro, “rodízio” é a palavra da moda. Na contramão desta tendência, o Fluminense, ao contrário de outros clubes mais abastados, vive dias de vacas magras e já sofre com a sequência grande de partidas antes da pausa para a Copa. Com um elenco enxuto, o Flu convive com dificuldades causadas pela maratona.

Na tarde de terça-feira, os vetos aos lesionados atacantes Pedro e Marcos Jr. foram oficializados. Sem sua dupla titular, Abel Braga embarcou para Brasília com João Carlos, Robinho, Pablo Dyego e Matheus Alessandro como possíveis substitutos. Nesta quinta, às 20h, dois destes quatro iniciarão o clássico diante do rival Flamengo no Mané Garrincha.

Ciente de que a conta já está sendo paga, Abel ressaltou que está trabalhando no limite das possibilidades com este elenco enxuto:

“Não estou promovendo rodízio, nós não temos grupo para fazer rodízio. Uma hora vai se pagar o preço”.

Sem seus dois principais homens de frente, Abel ainda contabiliza a perda do lateral Ayrton Lucas, ainda em recuperação de um estiramento na coxa direita. Ao lado de Pedro, o jogador tem sido a principal peça tricolor no ano, e tem sido substituído por Marlon durante sua ausência. Também no estaleiro, o lateral-direito Léo está fora de combate.

A delegação tricolor que está em Brasília revela um certo desequilíbrio do elenco. Dos 22 jogadores aptos a encarar o Flamengo, seis deles são volantes e outros cinco são zagueiros. Para a vaga de Sornoza, por exemplo, o comandante teria de mexer na estrutura da equipe, já que não há um outro jogador que exerça função semelhante no grupo.

Sem muito tempo até o clássico, Abel terá apenas mais uma atividade para montar a equipe que inicia o confronto. Sem muitas opções, Abel aposta na confiança para superar um adversário repleto de alternativas em seu elenco.

“Vamos ver a formação que vamos usar. Não é justo com quem joga valorizar as ausências”, afirmou.

Após a derrota por 2 a 1 para o Paraná, o Fluminense perdeu a chance de colar no líder Fla e terminou a rodada do Brasileiro na 9ª colocação. Se vencer o Rubro-negro, os tricolores podem voltar para a parte alta da classificação.