Topo

Santos negocia entrega de Rodrygo ao Real no fim de 2019 e tenta mais grana

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

07/06/2018 04h00

As negociações entre Santos e Real Madrid, da Espanha, pelo atacante Rodrygo estão bem adiantadas. O clube merengue fez uma proposta presencial na última quarta-feira, na Vila Belmiro, e superou o rival Barcelona na concorrência. O UOL Esporte apurou que brasileiros e espanhóis já discutem data de entrega da “joia santista” e mais valores financeiros.

O Santos pediu para liberar Rodrygo somente em dezembro de 2019, enquanto o Real Madrid, inicialmente, pretende contar com o futebol do atacante no início do próximo ano, quando a revelação santista completa 18 anos. Ele faz aniversário em 9 de janeiro.

A data de transferência será discutida em reuniões agendadas para os próximos dias. Além disso, o valor da transação ainda não foi definido. O Santos gostou da proposta do clube merengue por já ter superado os 20 milhões de euros (R$ 90 milhões) oferecidos pelo Barcelona, mas tenta aumentar o valor.

O Santos espera vender Rodrygo por valor próximo da multa rescisória, estipulada em 50 milhões de euros (aproximadamente R$ 213 milhões).

A diretoria santista acredita que Rodrygo é melhor jogador que Vinicius Júnior, do Flamengo. A revelação carioca foi vendida por 45 milhões de euros em maio do ano passado, mas não foi entregue ainda ao Real Madrid.

Vale ressaltar que o Santos possui 80% dos direitos econômicos de Rodrygo. O jogador é dono dos 20% restantes. Ele tem contrato com o alvinegro praiano até o fim de 2022.

Rodrygo é assediado por clubes europeus antes mesmo de chegar ao profissional. O camisa 43 do Santos esteve na mira do Liverpool quando atuava no sub 15 do clube paulista. O interesse inglês fez o alvinegro praiano oferecer um plano de carreira ao jogador e encaminhar o primeiro contrato profissional de sua revelação.

Cria do futsal do clube, Rodrygo também foi o atleta mais jovem do Santos a assinar contrato com a Nike, empresa de material esportivo. Ele fechou quando ainda tinha 11 anos, enquanto Neymar acertou com 13 anos.

Rodrygo foi o melhor do Santos no clássico

Rodrygo foi o principal nome do Santos no empate por 1 a 1 no clássico contra o Corinthians, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. De acordo com o Footstats, mesmo jogando no estádio rival o camisa 43 foi o jogador que mais criou oportunidades de gols na partida: quatro, ao todo, sendo responsável pela assistência para o gol marcado pelo lateral direito Victor Ferraz.

O jogador de apenas 17 anos foi, também, quem mais arriscou dribles e jogadas individuais pelo Santos e só teve apenas um erro de passe em 17 tentativas durante todo o jogo.

Rodrygo já havia sido o protagonista da goleada santista contra o Vitória por 5 a 2, no último domingo, na Vila Belmiro. Ele marcou três gols, um deles um golaço – ele aplicou drible desconcertante no defensor e chutou cruzado no canto esquerdo do goleiro.