Topo

Arena do Grêmio troca gramado após reclamações de Renato e jogadores

Reprodução
Imagem: Reprodução

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre (RS)

12/06/2018 22h50Atualizada em 13/06/2018 18h27

Os cuidados paliativos recentes não bastaram. Nesta semana, a Arena Porto-Alegrense iniciou a troca do gramado do estádio do Grêmio. A medida foi adotada após reclamação de jogadores e de Renato Gaúcho.

A troca da grama não estava confirmada. A empresa que administra o estádio apenas informou que realizaria reparos. Nesta terça-feira (12) viralizaram fotos que mostram a retirada do gramado. As imagens também revelam o uso de trator para trabalhar o solo.

O gramado apresentou problemas ainda em abril, mas foi em maio que o Grêmio se deparou com a gota d’água. Depois do jogo com o Defensor-URU, pela Libertadores, Renato Gaúcho criticou duramente a gestão do estádio. O local recebeu shows de grande porte e também sediou eventos que usaram o campo.

“A única coisa que me tira do sério é a irresponsabilidade da pessoa que cuida do campo do Grêmio. Esse rapaz não tem a mínima condição de exercer esse cargo aqui. É inacreditável, é inaceitável, essa pessoa não cuidar do gramado. O presidente tinha feito um acordo comigo para a gente não treinar aqui para poupar o gramado. Justamente para ter o gramado melhor pelo nosso estilo de toque de bola. Essa pessoa, por irresponsabilidade total, tem alugado o campo para peladas. A gente vem para cá, encontra o campo nessas condições e as pessoas não sabem porque o time não joga tão bem nos jogos. Ele não cumpriu acordo feito com o presidente. Essas pessoas estão trabalhando aqui porque o Grêmio existe. O Grêmio já está tomando as providências devidas, mas me admiro muito alguém estar nesse cargo sem ter condições”, disparou o treinador na ocasião.

O reclame de Renato ecoou com a palavra de Luan. Os dirigentes também se mostraram irritados. A Arena, então, emitiu nota e afirmou que usaria o período sem jogos por conta da Copa do Mundo para ajustar o solo e reparar o gramado.

A Arena Porto-Alegrense emitiu nota oficial e explicou que o gramado vai passar pelo processo chamado 'overseeding', que consiste na sobressemeadura com outra espécie de grama mais resistente ao frio. O campo também está sendo substituído no sistema 'ready to play', ou seja, pronto para uso. O tipo de grama plantado ajuda no cenário com sombreamento intenso. “Essa espécie de grama, resistente ao sombreamento e adequada ao futebol profissional, tem certificação de pureza genética e suas principais características são a cor mais intensa do verde, a maior densidade e a melhor uniformidade", disse Maristela Kuhn, agrônoma responsável pelo procedimento.