Topo

Palmeiras acerta venda de Fernando ao Shakhtar Donetsk por R$ 24 milhões

Fernando fez apenas dois jogos no time profissional do Palmeiras - Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação
Fernando fez apenas dois jogos no time profissional do Palmeiras Imagem: Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

13/06/2018 12h40

O Palmeiras acertou a venda do atacante Fernando ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O time europeu vai pagar 5,5 milhões de euros (cerca de R$ 24 milhões) à vista pelo jogador de 19 anos, que ainda passará por exames médicos antes de assinar o contrato.

Contratado para a equipe sub-17 do Palmeiras em 2016, Fernando se destacou nas categorias de base e tem dois jogos pelo time profissional. Ele estreou em novembro do ano passado, jogando meio tempo contra o Vitória no Barradão pelo Campeonato Brasileiro; já em março deste ano, fez um gol ao entrar nos minutos finais da vitória por 3 a 0 sobre o Ituano, pelo Paulista.

O Palmeiras detinha 90% dos direitos econômicos do jogador, que no ano passado tinha renovado contrato até 2022. Na terça-feira (12), ele foi convocado para um período de treinos da seleção brasileira sub-20, assim como o zagueiro Vitão, também do Palmeiras.

Fernando ainda tinha pouco espaço no elenco profissional comandado por Roger Machado. As principais opções de lado de campo para o ataque são Dudu, Keno (que também tem proposta para sair), Willian (que pode jogar como centroavante), Hyoran (que também joga como meia centralizado) e Artur.

Com o negócio fechado por Fernando, o Palmeiras já soma 14,3 milhões de euros em vendas na janela de transferências. Além dos 5,5 milhões pelo jovem atacante, foram 4,8 milhões por Tchê Tchê, vendido ao Dínamo de Kiev, também da Ucrânia, e 4 milhões pelo lateral João Pedro, que estava emprestado ao Bahia e foi negociado com o Porto, de Portugal.