Topo

Clubes gaúchos avançam em pedido de volta da cerveja aos estádios

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em Porto Alegre

14/06/2018 17h04

Grêmio, Internacional e o Sindiclubes (Sindicato de Cultura Física do Rio Grande do Sul), representando outros 26 clubes gaúchos, deram mais um passo na ideia de obter liberação da venda de bebidas alcoólicas nos estádios do Rio Grande do Sul. Uma comitiva visitou à Assembleia Legislativa e entregou projeto para reabrir o debate e avaliar a regularização.

O UOL Esporte já havia mostrado a articulação dos clubes. A ideia surgiu no ano passado e tomou corpo em 2018 com apoio da dupla Gre-Nal.

Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, e Marcelo Medeiros, presidente do Inter, visitaram a presidência da Assembleia Legislativa junto com a diretoria do Sindiclubes e a FGF (Federação Gaúcha de Futebol). Os dirigentes entregaram a pesquisa se sustenta a ideia de liberação das bebidas alcoólicas no interior dos estádios.

"Tínhamos de nos convencer da inaplicabilidade da lei existente. É possível admitir que a regra atual não possui condições de ser executada; essa ficha tem de cair. A renda hoje é esparramada e não está se voltando aos clubes, principalmente os do Interior. Então é muito melhor uma regra mais branda, mas uma regra, do que uma que joga pesado e não pode ser cumprida. A de hoje reproduz o modelo da Lei Seca no país, que é praticamente uma falácia", disse Marlon Santos, deputado e primeiro mandatário da Assembleia Legislativa, que recebeu a comitiva dos dirigentes.

Já em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da AL, o Projeto de Lei de autoria do deputado Juliano Roso (PcdoB) deve ter novo andamento nas próximas semanas, com a possibilidade de uma nova relatoria assumida pelo deputado Ciro Simoni (PDT), também presente ao encontro. Após a reunião, a Presidência da Casa mostrou posição favorável a demanda. Desde 2008 as bebidas alcoólicas estão proibidas no futebol gaúcho.