Topo

Além de Carlos Sánchez, Santos negocia com outro uruguaio: Jonathan Álvez

Álvez atua no Junior Barranquilla-COL, mas foi carrasco santista no Barcelona-EQU em 2017 -
Álvez atua no Junior Barranquilla-COL, mas foi carrasco santista no Barcelona-EQU em 2017

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

15/06/2018 04h00

Além do volante Carlos Sánchez, o Santos negocia com outro uruguaio para reforçar o time para o segundo semestre. O UOL Esporte apurou que a diretoria santista abriu negociações para contratar o atacante Jonathan Álvez, do Junior Barranquilla, da Colômbia.

O Santos conta com a ajuda de investidores para tirar o centroavante do clube colombiano. Apesar de ter contrato de três temporadas por lá, Álvez está com dificuldades para receber o salário em dia e já avisou que deseja se transferir para o Brasil. 

Em reunião, o Comitê Gestor do Santos aprovou a contratação de Álvez mesmo sabendo que o uruguaio não poderá defender o time na Copa Libertadores da América, pois já entrou em campo pelo time colombiano.

Assim como ocorreu na avaliação do volante Jailson, que está próximo de assinar contrato e já defendeu o Grêmio na Libertadores e na Copa do Brasil, os dirigentes santistas acreditam que a equipe santista precisa ser reforçada também para o Campeonato Brasileiro. Além disso, Jailson, Sánchez e Álvez são considerados oportunidades de mercado, já que essas possíveis contratações contam com a ajuda de investidores.

Álvez atua no Junior Barranquilla, mas despertou o interesse dos brasileiros após se destacar no Barcelona, do Equador, clube pelo qual chegou às semifinais da Copa Libertadores da América em 2017.

Antes de perder para o Grêmio na decisão e despertar também o interesse de Renato Gaúcho, Álvez foi o principal algoz santista nos duelos de quartas de final da Libertadores. Ele foi o autor dos dois gols que desclassificaram o Santos. O uruguaio de 30 anos foi responsável por marcar o gol de empate em Guayaquil e o gol da vitória, na Vila Belmiro.

Além da parte técnica, a diretoria santista aprova estilo brigador e "catimbeiro" de Álvez. No entanto, o temperamento do artilheiro do Barcelona quase o deixou como "vilão" na Libertadores. Após fazer o gol da vitória sobre o Santos, ele tirou a camisa na comemoração e recebeu o cartão amarelo. Um minuto depois, o camisa 9 foi expulso com cartão vermelho direto por cotovelada em Alison.

Antes de se destacar no Barcelona e chegar ao Junior Barranquilla, Álvez chamou a atenção pela primeira vez na carreira no Danubio-URU entre 2013 e 2014. Após marcar 15 gols em 28 jogos, foi contratado para o Vitória de Guimarães, de Portugal, onde teve atuação apagada, e se transferiu na temporada seguinte para a LDU, de Quito-EQU. De lá, partiu para o Barcelona, onde voltou a se destacar.