Topo

Maycon viaja para assinar a transferência do Corinthians para o Shakhtar

Maycon viaja com a família para a Ucrânia para fechar saída do Corinthians - Reprodução/Instagram
Maycon viaja com a família para a Ucrânia para fechar saída do Corinthians Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

15/06/2018 16h47

Maycon vai oficializar a sua saída do Corinthians. O volante embarcou nesta sexta-feira para a Ucrânia, onde vai assinar o seu contrato com o Shakhtar Donetsk. O jogador deve realizar os exames médicos e, se aprovado, vai assinar contrato de cinco temporadas. Na sequência, ele já deve se apresentar ao clube e começar a preparação para o Campeonato Ucraniano e para a Liga dos Campeões da Europa.

Pela negociação, o Corinthians já recebeu cerca de 3 milhões de euros (R$ 13,14 milhões) como parte do pagamento. Com a assinatura da transação, o Shakhtar deverá fazer mais uma nova ordem de pagamento para os corintianos em mais 3 milhões de euros.

Os exames médicos são fundamentais, já que a transferência só é efetivada, realmente, com a aprovação. O Corinthians assumiu, em contrato, a possibilidade de devolver os valores recebidos aos ucranianos em caso de algum problema. Entretanto, como Maycon tem jogado regularmente e não possui nenhum problema físico, há pouca preocupação com o tema.

Dono de 80% do valor final da transferência - os 20% restantes são repartidos entre os agentes do volante -, o Corinthians optou por vender a totalidade dos direitos econômicos ao Shakhtar, o que significa que em uma venda futura só terá participação nos 5% destinados aos clubes formadores. O negócio foi iniciado pelo ex-presidente Roberto de Andrade e concluído pelo sucessor Andrés Sanchez.

Além de Maycon, o Corinthians pode perder Balbuena nesta janela de transferência. Nesta pausa para a Copa do Mundo, o time retorna aos trabalhos no dia 25 de junho. A reestreia do time alvinegro no Campeonato Brasileiro acontece no dia 18 de julho, contra o Botafogo, na Arena Corinthians.