Topo

Vice-liderança faz Larghi ganhar força para ser efetivado no Atlético-MG

Thiago Larghi vive a expectativa de ser efetivado como treinador do Atlético-MG - Pedro Vale/AGIF
Thiago Larghi vive a expectativa de ser efetivado como treinador do Atlético-MG Imagem: Pedro Vale/AGIF

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

15/06/2018 04h00

Jogo de futebol para o Atlético-MG somente em 18 de julho, contra o Grêmio, em Porto Alegre. Ainda assim, os próximos dias do clube mineiro prometem ser bastante movimentados. Mesmo sem entrar em campo, o Galo tem algumas definições importantes nos próximos dias. Além de seguir a reformulação de elenco, com saídas de jogadores e contratações de reforços, a diretoria atleticana também precisa decidir sobre quem será o técnico da equipe no segundo semestre.

Desde a primeira semana de fevereiro, quando Oswaldo de Oliveira foi demitido, o cargo é ocupado por Larghi, até agora forma interina. Já são mais de 30 jogos no comando do time, e a promessa da diretoria é que a definição sobre a efetivação ou a busca por outro técnico acontecerá durante a Copa do Mundo. De acordo com o presidente Sérgio Sette Câmara, a cúpula atleticana vai aproveitar o momento sem jogos para avaliar o trabalho do treinador interino.

A vice-liderança no Brasileirão é algo que pesa positivamente para Larghi. Com 23 pontos conquistados em 36 possíveis, o treinador conseguiu fazer o time apresentar um futebol satisfatório.

Na visão dos jogadores, a efetivação de Larghi já aconteceu. O lateral esquerdo Fábio Santos afirmou que a relação do técnico interino com os atletas é a melhor possível e que o desejo é pela manutenção do trabalho, portanto, com a confirmação da manutenção do treinador.

“O Thiago mesmo na época como auxiliar do Oswaldo já era um cara muito ativo na comissão técnica, nas palestras e nos treinamentos. Então, não foi nenhuma novidade, pois já estávamos acostumados com aquela liderança dele durante os treinamentos e jogos. Hoje a gente tem ele como o nosso treinador. Talvez seja interino para vocês (imprensa). Talvez seja um pouco mais cômodo para a diretoria deixar essa situação, mas o Thiago é nosso treinador e vem fazendo um belíssimo trabalho, no meu modo de ver. Tomara que ele possa continuar com a gente até o final do ano”.

Entre prós e contras, estão as campanhas decepcionantes nas demais competições. O Atlético perdeu o título mineiro para o Cruzeiro, caiu nas oitavas de final da Copa do Brasil, para a Chapecoense, e foi eliminado logo na primeira fase da Copa Sul-Americana, para o San Lorenzo. Pela avaliação interna, o único resultado fora da curva foi a queda na Copa do Brasil, já que o Galo acreditava ter time e elenco para chegar nas finais do torneio.

Larghi já planeja evolução do time

Com mais de um mês de intervalo entre as rodadas 12 e 13 do Brasileirão, o Atlético liberou seus jogadores para alguns dias de folga. O retorno aos treinos acontece somente em 25 de junho. É a partir de então que Larghi já projeta trabalhar coisas diferentes com os jogadores.

Apesar de estar no cargo desde começo de fevereiro, foram raros os momentos em que o treinador interino teve uma semana de intervalo entre uma partida e outra. "Vamos até poder propor uma coisa diferente, sobre o sistema de jogo. Vai ter tempo para treinar alguma variação maior em relação ao que estamos fazendo", disse o técnico.