Topo

Internacional já tem dois reforços para receber durante a Copa do Mundo

Volante Rithely tem acerto para assinar com o Inter logo após se recuperar de lesão - Reprodução
Volante Rithely tem acerto para assinar com o Inter logo após se recuperar de lesão Imagem: Reprodução

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/06/2018 04h00

O período da Copa do Mundo será de recesso nos campeonatos, mas de atividade nos gabinetes dos clubes de futebol. O Internacional se prepara, logo de cara, para ter duas novidades no grupo. A chegada do argentino Sarrafiore demanda expectativa, enquanto o clube se vê prestes a confirmar a contratação do volante Rithely, do Sport. 

O meio-campista de 27 anos realizou cirurgia no tornozelo esquerdo por médicos indicados pelo Inter. Se recupera, desde então, utilizando a estrutura do clube mesmo ainda sendo jogador do Sport e sem vínculo com o Colorado. Em fase final, deve retomar treinos durante o recesso para a Copa e ter empréstimo de dois anos oficializado pelos gaúchos. Sendo assim, estaria apto a jogar do meio para o fim do Brasileiro. 

"O Rithely ainda é prematuro, mas já estava nos vestiários hoje (quarta-feira). Uma previsão é que no retorno de Atibaia ele já esteja próximo de treinar com o grupo. Ainda não terá condições de ir para lá, está começando agora alguns trabalhos. Temos prazo até 2 de setembro para efetivar esta contratação, mas não queremos esperar até lá. É nosso objetivo contratar ele, e quem sabe no final de julho, início de agosto, poderemos ter ele conosco", confirmou o vice de futebol Roberto Melo. 

Já Martín Sarrafiore, de 20 anos, demanda expectativa e também cuidados. O jogador jamais disputou uma partida profissional. Era das categorias de base do Huracán quando se destacou na Copa Ipiranga, disputada em Porto Alegre. Foi acompanhado por profissionais do Inter, que agiu rapidamente e utilizou o fim de vínculo dele com o clube argentino para oferecer um pré-contrato. Assinado e oficializado no início deste ano. 

Porém, a ação brasileira irritou a agremiação argentina. O Huracán tentou frear a transferência enquanto pôde, mas não conseguiu. Irritado, não liberou o atleta antes do fim do vínculo por lá e o retirou dos treinamentos com o time principal. Relegado às categorias de base, o jogador ficou afastado durante todo primeiro semestre. 

Quando chegar, Sarrafiore será integrado ao elenco do Inter, mas ainda com cautela. Precisará ser fisicamente avaliado, pois sua condição muscular tende a ter o perfil de categorias de base ainda. Necessitará de adaptação ao país, clube, idioma, treinos e modelo de jogo. Ainda deve demorar um pouco para ter o mesmo ritmo dos demais. 

"O Sarrafiore não podemos falar muita coisa, ele ainda tem contrato com o clube dele. Monitoramos, mas não temos muito o que fazer. Não temos uma relação ainda, só um pré-contrato. O contrato dele passa a valer em primeiro de julho. Sei que há uma ansiedade, mas ele é um menino, apenas, sequer fez uma partida em nível profissional. Hoje nem está jogando porque foi afastado do time. Temos que esperar ele chegar, deixar ele se adaptar. Não podemos jogar responsabilidade para cima dele. Precisamos dar tranquilidade para que possa se inserir no grupo e quando tiver oportunidade mostrar a qualidade que nos fez contratar ele", completou o dirigente. 

De toda forma, as qualidades do gringo - tratado como promessa - já ecoam pelo Beira-Rio. Sarrafiore teve negociação celebrada, ainda mais pelo baixo investimento realizado. 

Envolvido em negociações, o Internacional ainda pode vender William Pottker ou Rodrigo Dourado para fazer caixa. Ao mesmo tempo, observa a possível saída de Fernando Bob para o mercado dos Estados Unidos e conclui as negociações de Eduardo Henrique (Belenenses), Valdívia (Al-Ittihad) e Anselmo (Al-Wehda), todas já oficializadas. 

Novos reforços também não estão descartados. Na lista de observações do Inter, o volante Willian Arão, do Flamengo, é um alvo já conhecido. Ainda é possível a chegada de mais um atacante para uma eventual ausência de Leandro Damião.