Topo

Como anúncio da permanência de Griezmann fez Piqué virar centro de polêmica

Piqué (e) e Griezmann (d) costumam se enfrentar, mas foram parceiros comerciais - Mike Hewitt/Getty Images
Piqué (e) e Griezmann (d) costumam se enfrentar, mas foram parceiros comerciais Imagem: Mike Hewitt/Getty Images

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/06/2018 04h00

Pense em atuar por um clube e o mesmo desejar a contratação de um jogador do rival. Em meio às negociações, você bola um plano e monetiza nos bastidores toda a situação mesmo que, no fim das contas, o atleta diga não à sua agremiação. Pode parecer estranho, mas foi mais ou menos isso que aconteceu com Gerard Piqué durante a novela que resultou no anúncio da permanência do atacante Antoine Griezmann no Atlético de Madrid.

De maneira inusitada e criativa, o francês informou sobre o futuro de sua carreira na última quinta-feira (14), por meio de um documentário de 30 minutos veiculado no canal de TV fechado espanhol "Movistar+", que pertence a uma empresa de telefonia. O dono da produtora do vídeo? Sim! O próprio Piqué, próprio zagueiro do Barcelona (ESP), clube que justamente queria tirar Griezmann dos “colchoneros”.

Piqué e seu projeto "Power to Players": mistura informação, redes sociais e marketing - Instagram do Piqué - Instagram do Piqué
Piqué e seu projeto "Power to Players": mistura informação, redes sociais e marketing
Imagem: Instagram do Piqué

Desde de 2017, Piqué é sócio da "Kosmos Studios", e seu principal produto é o que chamam de "Power to the Players" (Poder para os Jogadores), uma mistura entre fonte de notícias, redes sociais e marketing, tendo o atleta como própria matriz destes tópicos.

Ao longo dos últimos dois meses, a produtora acompanhou Griezmann em uma espécie de reality show. No documentário, é possível ver a rotina do francês em meio às dúvidas sobre aceitar ou não a proposta do Barcelona. Nas imagens em casa, recebe conselhos do pai, da irmã, da esposa e vivencia os pedidos pela permanência por parte da torcida do Atlético de Madrid e as vaias dos mesmos colchoneros quando achavam que a transferência era inevitável.

Na véspera da divulgação do documentário, denominado de "La Decisión" (A Decisão), as partes envolvidas postaram teasers nas redes sociais divulgando que a decisão seria noticiada às 16h15 (horário de Brasília), e o próprio Piqué entrou no embalo e “tweetou” o produto. A mobilização foi grande tanto por parte do público quanto dos meios de comunicação, que fizeram transmissões em tempo real, casos dos principais sites esportivos da Espanha.

Com grande audiência, ficou comprovado que o tiro foi certeiro e ampliou o leque de ferramentas de exploração de marketing de esportistas. Piqué, porém, não ficou totalmente bem na fita, principalmente internamente no Barcelona, já que dirigentes não digeriram bem sua ação executiva fora do clube.

"No caso de Piqué, há opiniões divididas. Parte dos torcedores do Barcelona recriminam o jogador alegando que sua ação teria sido uma deslealdade e uma falta de respeito pelo clube. Outros veem como um novo revés para a imprensa, que para alguns é inimiga do Barça. Piqué tem muitas preocupações além do futebol, e isso é mostrado pela quantidade de negócios que ele lida em seu tempo livre. Mas uma das suas grandes preocupações é ser, no futuro, presidente do Barcelona, e agora vai ter um pouco mais de dificuldade, porque esse ato gerou uma animosidade, embora seja verdade que o torcedor tem memória muito curta, já que Piqué é um dos ídolos do clube", diz ao UOL Esporte o jornalista espanhol Santi Ovalle, da rádio "Cadena SER".

Para o especialista em marketing esportivo Amir Somoggi, porém, o zagueiro do Barcelona deu uma tacada de mestre com sua produtora e se mostrou visionário com o mercado virtual que se apresenta.

"Ele fez uma monetização se aproveitando do avanço tecnológico. É um jogador mais antenado, disposto a fazer algo mais relevante. Ele está ciente de que com o avanço tecnológico pode alcançar milhões de pessoas e ter grande audiência com as novas mídias", avalia o gestor, que não crê em ações deste tipo no Brasil:

"No Brasil não vai acontecer. Falta criatividade. Vamos ver isso acontecer lá fora. O tempo todo estão procurando evoluir e ser melhores. Aqui é sempre o pior cenário possível. O jogador vai embora, e no dia seguinte você nem sabe se foi ou ficou. Não se importam. Não tem nenhuma ação. Somos muito despreparados neste sentido. Atletas, empresários, clubes...".

Griezmann estreará na Copa do Mundo da Rússia com a seleção da França neste sábado, às 7h (horário de Brasília), contra a Austrália.

Piqué se defende

De personalidade forte, Piqué não se omitiu diante das críticas de parte da torcida do Barcelona e de uma possível insatisfação da diretoria. Após o empate em 3 a 3 com Portugal na estreia da Espanha na Copa do Mundo da Rússia, ele se defendeu, alegando que não influenciou na decisão de Griezmann e apenas idealizou o projeto sem saber o final da história.

"Me parece surpreendente a reação de todo o povo de Barcelona que duvidou do meu compromisso e do amor que tenho com esse clube. A produtora é uma das minhas empresas. A ideia aconteceu há alguns meses que falei com Griezmann. Ele me disse que havia a possibilidade de ir para o Barcelona, e eu sugeri a ele que gravássemos, que poderia ser um conteúdo muito bom para as pessoas verem como uma decisão importante é tomada internamente. A partir daí eu, obviamente, me desconectei. Não estava gravando para ver o que ele tinha a dizer. As pessoas viram que até o último dia ele estava indeciso. Ontem (última quinta) de manhã eles (produtores) me ligaram e disseram que ia ser transmitido à noite e no final ele dizia que ficava no Atlético. E assim que foi", disse na zona mista.

Em seu Twitter, ele já havia sido reflexivo: "E lembre-se de uma coisa. Haverá pessoas que irão criticá-lo, porque tudo de novo pode gerar rejeição. Mas a reflexão mais importante que deixa 'La Decisión'’ é que, às vezes, nem tudo o que se vende é verdade. Boa noite".

LeBron James já havia sido pivô de ação parecida

Em 2010, LeBron James anunciou de forma parecida sua ida para o Miami Heats - Reprodução Espn - Reprodução Espn
Em 2010, LeBron James anunciou de forma parecida ida para o Miami Heats
Imagem: Reprodução Espn

O artifício de se utilizar de um canal fechado para anunciar seu futuro não chega a ser uma novidade no esporte. Em 2010, o astro da NBA Lebron James divulgou na ESPN que iria deixar o Cleveland Cavaliers e atuar no Miami Heat na temporada seguinte. O programa, inclusive, recebeu o mesmo nome, só que na versão inglesa: "The Decision" (A Decisão).

Novo fracasso em negociação decepciona torcida do Barça

Nasser Al-Khelaifi na apresentação de Neymar ao PSG - Christian Hartmann/Reuters - Christian Hartmann/Reuters
Ano passado Barcelona perdeu Neymar para o PSG
Imagem: Christian Hartmann/Reuters

Pelo lado da torcida, além de alguns que não concordaram com a postura de Piqué, estão os que se mostram decepcionados com o mais novo fracasso do Barcelona em negociações envolvendo jogadores que pertencem a clubes com poderes aquisitivos menores.

"O caso Griezmann é a enésima decepção dos torcedores com uma diretoria que acumula muitos fracassos em pouco tempo. Primeiro foi a recusa do PSG em vender Verrati, que terminou com uma saída histórica, a de Neymar, que pegou o conselho de surpresa. Então, foi a recusa do Liverpool em vender Coutinho no mercado de verão. E agora, a mudança de opinião de Griezmann, que há dois meses deu a palavra para assinar com o Barça. Tudo isso faz a torcida olhar com desconfiança para as políticas esportivas da atual diretoria do clube e a gestão do presidente Josep Maria Bartomeu", diz o jornalista Santi Ovalle.