Topo

Sem proposta, 'novo Caniggia' volta ao Inter e pode rescindir contrato

Atacante Martín Luque voltará ao Inter e não será aproveitado no elenco principal - Alexandro Lops/Divulgação/Inter
Atacante Martín Luque voltará ao Inter e não será aproveitado no elenco principal Imagem: Alexandro Lops/Divulgação/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

20/06/2018 16h50

Chamado de 'novo Caniggia' quando contratado pelo Inter e eleito uma das principais promessas argentinas na época, Martín Luque volta de mais um período de empréstimo. Depois de rescindir com o San Martín de San Juan, da Argentina, o atacante se reapresenta e tem duas alternativas pela frente: nova saída ou rescisão com o Colorado.

Luque foi contratado em 2014 junto ao Colón, da Argentina. Na época era comparado ao craque da seleção de seu país por conta da velocidade e o posicionamento do flanco para o centro. Tinha feito 26 jogos e marcado dois gols por lá, era titular de sua equipe desde os 19 anos.

Motivado pela expectativa que rondava o jogador, o clube gaúcho buscou a parceria de Delcyr Sonda e pagou 3 milhões de dólares por ele (R$ 11,3 milhões). A transação foi parcelada e os últimos pagamentos precisavam ser feitos pelo clube, que atrasou e só concluiu os depósitos em 2016. Luque assinou por cinco anos.

Mas no Inter jamais conseguiu mostrar o mesmo futebol. Em sua primeira temporada fez apenas dois jogos, na segunda foram 12, não balançou as redes rivais. Sofreu com lesões, não teve a melhor adaptação e acabou 'arquivado'.

Sonda acabou envolvendo-se em outras negociações para receber ao menos parte do valor do investimento, que jamais se concretizou.

Em seguida foram três empréstimos. O primeiro para o Peñarol, do Uruguai, onde disputou 16 partidas e fez um gol. Depois ao Alcorcón, da segunda divisão espanhola. E por lá mais 31 jogos, sem gols. Em seguida, desde o ano passado, sua casa foi o San Martín da cidade de San Juan, na Argentina. Pelo time verde e preto foram 16 jogos sem marcar gols. O último ocorreu em março, quando a equipe optou por rescindir seu vínculo que durava até julho.

Em contato com a reportagem do UOL Esporte, o agente Claudio Curtis, que gere a carreira de Luque, disse que o jogador se reapresentará ao Internacional nos próximos dias. Não tem, por enquanto, proposta para cumprir mais um empréstimo, que significaria o último ainda com vínculo no clube de Porto Alegre, já que a ligação vai até o meio de 2019, apenas.

O Internacional, contudo, passa por um processo de rompimento de vínculos com atletas que não serão aproveitados, caso do antigo 'novo Caniggia'. Sendo assim, não é descartada rescisão com ele para que negocie livremente com uma nova equipe.

Hoje aos 25 anos, Luque não marca um gol sequer desde 13 de setembro de 2015. Ou seja, há dois anos e nove meses. E soma apenas três em sua história como profissional.