Topo

Ex-braço direito de Itair no Ipatinga vira novo diretor da base do Cruzeiro

Itair Machado trabalhou junto com Amarildo e deu o aval para chegada do novo-diretor - Divulgação
Itair Machado trabalhou junto com Amarildo e deu o aval para chegada do novo-diretor Imagem: Divulgação

Do UOL, em Belo Horizonte

23/06/2018 04h00

Desde que assumiu a gestão do Cruzeiro, a nova diretoria vem realizando mudanças em alguns departamentos do clube. A novidade desta semana foi a nomeação de Amarildo Ribeiro para o cargo de diretor das categorias de base. Amarildo chega à Toca com aval do vice-presidente de futebol, Itair Machado, com já trabalhou nos tempos de Ipatinga e tem relacionamento de confiança.

Amarildo é ex-diretor de futebol do Ipatinga e homem de confiança de Itair Machado desde quando trabalharam no clube. Os dois estiveram à frente da equipe na conquista inédita do estadual de 2005, quando o time derrotou o Cruzeiro no Mineirão. A Raposa ainda não oficializou a contratação, mas o novo profissional já começou seus trabalhos desde o início da semana.

O trabalho no Ipatinga durante o título mineiro foi o ponto da carreira em que Amarildo ganhou mais destaque. Depois disso, ele rodou por outras equipes do interior de Minas Gerais até voltar ao time do Vale do Aço no início de 2017, integrando a gestão do presidente Cristiano Araújo.

A diretoria das categorias de base estava no comando de Quintiliano Lemos, que agora passará a ser o diretor-geral executivo, função que não existia anteriormente. O superintendente geral é Guilherme Cruz, enquanto Emerson Ávila, ex-treinador do sub-20, é o coordenador técnico.

Mudanças no departamento de futebol começaram cedo

Assim que tomou posse da diretoria, no fim do ano passado, a gestão do presidente Wagner Pires de Sá ganhou algumas caras novas e perdeu outras. A começar por Itair Machado, que se tornou vice-presidente de futebol. Marco Antônio Lage também foi contratado e ficou com o cargo de vice-presidente executivo. Na diretoria de futebol, o ex-zagueiro Marcelo Djian ficou com a vaga de Klauss Câmara, hoje no Sport. Além de Klauss, deixaram o clube o vice-presidente Bruno Vicintin e o gerente de futebol e ex-volante Tinga.