Topo

Reforço do Flamengo tem média de quase um gol a cada dois jogos na carreira

Fernando Uribe comemora após mais um gol pelo Toluca: reforço do Flamengo - Guillermo Arias/AFP
Fernando Uribe comemora após mais um gol pelo Toluca: reforço do Flamengo Imagem: Guillermo Arias/AFP

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/06/2018 04h00

Desconhecido do grande público brasileiro, Fernando Uribe é o novo centroavante do Flamengo. O contrato será assinado nos próximos dias, e o centroavante chega para disputar a titularidade com Henrique Dourado, já que Paolo Guerrero tem vínculo apenas até 10 de agosto e não deve continuar no clube.

Uribe é colombiano e estava no Toluca-MEX. Tem 30 anos e foi alvo de clubes brasileiros em alguns momentos. A média artilheira atraiu os olhares do Rubro-negro. Na carreira, o atacante fez praticamente um gol a cada dois jogos.

O colombiano não é um virtuoso criador de jogadas. Pelo contrário: é considerado um bom pivô e definidor. Com 1,82m de altura, é destro, mas também arremata com a perna esquerda. Além disso, apesar de não ter tanta velocidade, Uribe se posiciona bem e faz gols de cabeça. Pelo Toluca, seu último clube, o centroavante balançou as redes 61 vezes em 119 jogos - média de 0,51 por partida.

Os bons números no ofício de colocar a bola no fundo da rede adversária acompanham Uribe durante a carreira. As contas pelos clubes que passou resultam na média geral de 0,46 gol por jogo. A atuação no futebol mexicano foi destacada, mas o momento de maior artilharia se deu pelo Millonarios-COL.

Entre 2014 e 2015, ele fez 29 gols em 47 jogos, com média de 0,63 por partida. Os números de Uribe são superiores aos dos centroavantes recentes do Flamengo. Guerrero tem média de 0,38 gols por jogo. Já a de Henrique Dourado é de 0,35. Negociado com a Udinese-ITA, Felipe Vizeu se despediu com média de 0,26.

Como Guerrero está perto de encerrar a passagem pelo Flamengo e Dourado vive má fase, Uribe tem boa chance de assumir a titularidade no comando do ataque rubro-negro. Ele assinará contrato por três anos e receberá salários de aproximadamente R$ 600 mil mensais. O clube da Gávea ainda terá um custo anual pela transferência.

Uribe começou a carreira no colombiano Atlético Huila. Passou por Girardot, Cortuluá, Deportivo Pereira, Once Caldas, Atlético Nacional e Millonarios, todos da Colômbia. Estava no mexicano Toluca, mas também jogou na Europa. Entre 2011 e 2012, defendeu o Chievo, da Itália. O desafio da vez será agradar aos fanáticos e exigentes rubro-negros.