Topo

Crise política: Peres faz BO contra ex-funcionário e Rueda deixa diretoria

Ex-funcionário que diz ter ajudado a eleger Peres envia áudio polêmico por whatsapp - Divulgação/SantosFC
Ex-funcionário que diz ter ajudado a eleger Peres envia áudio polêmico por whatsapp Imagem: Divulgação/SantosFC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

05/07/2018 17h13

A crise política no Santos aumenta a cada dia. Se não bastasse o “racha” entre o presidente José Carlos Peres e o vice Orlando Rollo, a diretoria santista perdeu um importante integrante. Trata-se de Andres Rueda, que deixou o cargo oficialmente nesta quinta-feira. Rueda foi rival de Peres na eleição e aceitou o convite de integrar o Comitê Gestor após ficar em segundo lugar no pleito de dezembro de 2017.

Andres Rueda alega que saiu pois já cumpriu os seus projetos no clube, todos com o aval de José Carlos Peres. Além disso, ele também discorda de algumas decisões do mandatário santista em sua gestão. Vale lembrar que Rueda também fez parte do Comitê Gestor do ex-presidente Modesto Roma, em 2015, mas abandonou o cargo no início do mandato de Roma após não concordar com o modelo de gestão.

Além de Rueda, é provável que outros integrantes do Comitê Gestor abandonem os seus cargos nos próximos dias.

Se não bastasse a saída de Rueda, o presidente santista “visitou” a delegacia, o DEIC, em São Paulo, nesta quinta-feira, para registar um Boletim de Ocorrência contra um ex-funcionário do clube, Luiz Fernando Souza, conhecido como Luizinho Hotshow.

Peres se sentiu ameaçado em um áudio de mais de 13 minutos enviado em grupo de whatsapp, criado pelo ex-funcionário. Ele adicionou Peres, Rollo e mais dois dirigentes: Pedro Dória, do Comitê Gestor, e Marcelo Frazão, gerente de marketing.

Luizinho alega ingratidão de José Carlos Peres e companhia por ter sido “peça importante” na campanha eleitoral da atual diretoria santista. Ele lembra, inclusive, que abandonou Modesto Roma para apoiar Peres e Rollo. No áudio, o ex-dirigente pede para eles desistirem da demissão.

“Fiquei sabendo que me botaram na lista de demissão…Achei estranho. Vocês estão aí por causa de mim. Espero que vocês não me traiam. Quero conversar com vocês. Se vocês forem inteligentes vão mudar isso. Botei dinheiro, trouxe votos, comprei votos. Não admito chegar dois caras e tentar me tesourar. Presta atenção aí na atitude que vocês estão tomando porque pode dar m…Não tirem meu foco, não. A mente vazia é oficina do cão”, diz um trecho do áudio.

“Esqueçam o Luizinho, estou na minha. Vou ter oportunidade de falar com um por um. Não tirem o pão e o leite dos meus filhos. Se eu sair, vocês vão sair também. Papo de homem. Se eu sair, vai dar m... Vocês não vão ficar sem ir no Santos. Vão ter que falar quem foi. Posso ser preso, mas uma hora vou sair. Vocês estão me traindo”, completou.

Peres registrou o BO com a ideia de mostrar que não cederá a pressão contra demissões no clube. Uma empresa de consultoria contratada pelo clube sugeriu a dispensa de mais de 20 funcionários. Luizinho foi um deles. O presidente santista também demitiu o seu “ex-braço direito” na gestão – o advogado, Daniel Bykoff, gerente jurídico do Santos.

Confira nota oficial de Andres Rueda explicando sua saída:

Amigos, só aceitei o compromisso de integrar o CG com o objetivo claro de poder implantar três projetos que considero fundamentais para o nosso Clube. Quando recebi o convite do Peres deixei claro minhas intenções e me foi prometido carta branca para tanto.

Quero deixar meu agradecimento ao Peres, que cumpriu 100% o que me prometeu. Vou fazer um relato deles:

1. Regimento Interno do CG.
Informalmente chamo de vacina antirroubo. No meu entender é a única maneira de proteger o Clube contra desmandos de uma única pessoa. Basicamente torna NULO todo contrato do Santos que não tenha como anexo a ata do CG que aprovou a transação.

Lembro Damião, Geuvânio, 20 milhões de honorários advocatícios, exclusividade para a Doyen, Neymar/Malta, equatoriano, etc., nada disso foi aprovado pelos CGs com as condições espelhadas nos contratos. Só nos resta abrir em nosso Conselho pedidos de investigações na CIS que, no máximo, geram tentativa de expulsão dos envolvidos. Digo tentativa pois, na prática, nem isso acontece. Enquanto isso, o Santos sangra tendo que pagar esses valores.

Este projeto foi aprovado por unanimidade pelo CG e está no Conselho Deliberativo para que seja votado e se torne perene, ou seja, todas as gestões terão que seguir.

2. Organograma do Clube
Aprovamos no CG a estrutura do novo organograma que deve ser submetido ao CD, incluindo a figura de um CEO que fará o meio de campo entre a gestão política do Clube e as áreas profissionais. Auditoria operacional interna, gerência exclusiva para tratamento com os sócios, assessores especiais NÃO remunerados, são algumas das mudanças aprovadas. Profissionalização e meritocracia são fundamentais para uma boa gestão.

“Arrumar a cozinha para dar sustentação ao futebol”.

3. Valorização dos Sócios

O sócio é o dono do Santos. Essa é a nossa VERDADE.
Ingressos a R$ 10,00, transporte gratuito entre as duas praças onde somos mandantes para sócios adimplentes, reformulação do programa Sócio Rei a ser implantado após a Copa do Mundo, são algumas ações conseguidas com excelente participação do nosso Marketing, já profissionalizado e todas aprovadas pelo CG.

Neste momento considero minha missão cumprida no CG e acredito que daqui pra frente mais vou atrapalhar do que ajudar. O Peres foi eleito pela maioria dos sócios numa eleição democrática e julgo que ele tem o direito de administrar o Clube da maneira que ele achar melhor. Óbvio que não concordo com muitas ações por ele tomadas, mas reconheço o seu direito de assim agir. Para não atrapalhar prefiro me retirar. Como alguém já comentou, só me falta mais uma saída do CG para poder escolher uma música no Fantástico.

Brincadeiras à parte acredito que todo santista tem a obrigação de, no que puder, tentar ajudar o Santos e nisso estou com minha consciência tranquila. Sem politicagem fiz o que estava ao meu alcance para melhorar um pouco o nosso Santos FC.

Obrigado a todos pela confiança depositada, pelos companheiros que me acompanharam na Santástica União e em especial aos companheiros do CG que, neste período, acabaram se transformado de colegas em amigos.
Continuarei a dar minha colaboração como sócio, conselheiro e torcedor.

O Santos Futebol Clube acima de tudo.

Saudações santistas.

Andres Rueda