Topo

Grêmio inicia 'vida sem Arthur' com testes diante do Corinthians

Amistoso contra o Corinthians, em São Paulo, é grande teste do Grêmio de Renato Gaúcho - Lucas Uebel/Grêmio
Amistoso contra o Corinthians, em São Paulo, é grande teste do Grêmio de Renato Gaúcho Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

08/07/2018 04h00

O jogo contra o Corinthians, neste domingo (8), pode ser amistoso, mas vale bastante para o Grêmio. Depois de 25 dias, o time de Renato Gaúcho volta a jogar uma partida e, a partir das 11h (Brasília), na Arena do oponente, poderá observar elementos do cenário para o segundo semestre. Uma vida sem Arthur, a espera de melhor rendimento de André e as presenças de Marinho e Douglas estão entre as pautas da construção da equipe.

A partida em Itaquera é o grande teste do Grêmio antes de mergulhar em maratona de jogos por Copa do Brasil, Libertadores e Campeonato Brasileiro.

Vida sem Arthur

Arthur se despediu do Grêmio em transferência para o Barcelona - Lucas Uebel/Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

A saída antecipada de Arthur não estava nos planos, mas aconteceu. Sem ele, o Grêmio não será o mesmo time que chegou a empilhar goleadas com um futebol dominante. A partir deste domingo, Renato passa a procurar um encaixe no meio-campo que afete o menos possível a ideia de jogo de uma equipe que será bastante exigida e terá alta expectativa colada em si.

"O Arthur tem dinâmica maior para reter a bola, mas eu tenho passe mais longo para achar alguém na cara do gol. Jailson tem mais pegada, por exemplo. Vamos tentar casar isso para manter nosso estilo de jogar com a bola e marcando lá em cima o adversário", disse Cícero.

André em dívida

André tenta finalização em treino do Grêmio sob olhar de Renato Gaúcho - Lucas Uebel/Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Reforço mais caro do Grêmio no ano, André ainda não deslanchou. E nem é pelo número de gols marcados, mas pelo desempenho mesmo. Antes da Copa do Mundo, a vaga no time já era motivo de discussão e foi garantida por convicção de Renato Gaúcho e falta de opções. Erros técnicos e até atributos físicos geraram uma mobilização interna para que o recesso fosse sinônimo de recomeço na vida do centroavante. Em Itaquera está a primeira prova.

"No meu pensamento, o Grêmio se acostumou há tempos a jogar sem centroavante. Eu mesmo sofri para me adaptar. O André, aos poucos, vai se adaptar melhor. Vai entender mais como o time joga. Por mais que ele não tenha feito gols, vejo uma entrega por parte dele", comentou Jael, concorrente direto de André.

Ritmo

Jailson, volante do Grêmio, durante treino físico em Porto Alegre - Lucas Uebel/Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio de Renato é intenso, se doa física e mentalmente em jogos de mata-mata e depois encara uma natural ressaca. O período sem compromissos deu descanso, mas é hora de ficar perto do ritmo ideal. Algo que as atividades diárias não dão. Jogar, com grau maior de competitividade, é o gatilho para que o grupo retome a condição fundamental.

"É bom fazer esse tipo de jogo. Vai se readaptando a jogo pegado, de alto nível. É bom pegar bagagem antes de começar a jogar valendo de novo", apontou Cícero. "Vai dar uma soltada".

Marinho e Douglas

Meia-atacante Marinho tenta jogada durante treino no CT do Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Em algum momento durante o jogo com o Corinthians, Renato Gaúcho vai olhar para o banco e ver Marinho e Douglas. Os dois serão usados em Itaquera, mas resta saber quando e como. Um voltou da China, e o outro retoma a carreira após 500 dias fora e duas cirurgias no joelho. Ambos são reforços para o segundo semestre, mas deverão ganhar espaço gradualmente. Cada passo de uma vez. A primeira pisada será em solo paulista.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X GRÊMIO

Data e hora: 08/07/2018 (domingo), às 11h (Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Transmissão na TV: Sportv

CORINTHIANS: Walter; Mantuan, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel e Renê Júnior; Romero, Rodriguinho e Pedrinho; Roger
Técnico: Osmar Loss

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Paulo Miranda, Kannemann e Cortez; Jailson, Cícero, Ramiro, Luan e Everton; André
Técnico: Renato Gaúcho