Grêmio inicia 'vida sem Arthur' com testes diante do Corinthians

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • Lucas Uebel/Grêmio

    Amistoso contra o Corinthians, em São Paulo, é grande teste do Grêmio de Renato Gaúcho

    Amistoso contra o Corinthians, em São Paulo, é grande teste do Grêmio de Renato Gaúcho

O jogo contra o Corinthians, neste domingo (8), pode ser amistoso, mas vale bastante para o Grêmio. Depois de 25 dias, o time de Renato Gaúcho volta a jogar uma partida e, a partir das 11h (Brasília), na Arena do oponente, poderá observar elementos do cenário para o segundo semestre. Uma vida sem Arthur, a espera de melhor rendimento de André e as presenças de Marinho e Douglas estão entre as pautas da construção da equipe.

A partida em Itaquera é o grande teste do Grêmio antes de mergulhar em maratona de jogos por Copa do Brasil, Libertadores e Campeonato Brasileiro.

Vida sem Arthur

Lucas Uebel/Grêmio

A saída antecipada de Arthur não estava nos planos, mas aconteceu. Sem ele, o Grêmio não será o mesmo time que chegou a empilhar goleadas com um futebol dominante. A partir deste domingo, Renato passa a procurar um encaixe no meio-campo que afete o menos possível a ideia de jogo de uma equipe que será bastante exigida e terá alta expectativa colada em si.

"O Arthur tem dinâmica maior para reter a bola, mas eu tenho passe mais longo para achar alguém na cara do gol. Jailson tem mais pegada, por exemplo. Vamos tentar casar isso para manter nosso estilo de jogar com a bola e marcando lá em cima o adversário", disse Cícero.

André em dívida

Lucas Uebel/Grêmio

Reforço mais caro do Grêmio no ano, André ainda não deslanchou. E nem é pelo número de gols marcados, mas pelo desempenho mesmo. Antes da Copa do Mundo, a vaga no time já era motivo de discussão e foi garantida por convicção de Renato Gaúcho e falta de opções. Erros técnicos e até atributos físicos geraram uma mobilização interna para que o recesso fosse sinônimo de recomeço na vida do centroavante. Em Itaquera está a primeira prova.

"No meu pensamento, o Grêmio se acostumou há tempos a jogar sem centroavante. Eu mesmo sofri para me adaptar. O André, aos poucos, vai se adaptar melhor. Vai entender mais como o time joga. Por mais que ele não tenha feito gols, vejo uma entrega por parte dele", comentou Jael, concorrente direto de André.

Ritmo

Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio de Renato é intenso, se doa física e mentalmente em jogos de mata-mata e depois encara uma natural ressaca. O período sem compromissos deu descanso, mas é hora de ficar perto do ritmo ideal. Algo que as atividades diárias não dão. Jogar, com grau maior de competitividade, é o gatilho para que o grupo retome a condição fundamental.

"É bom fazer esse tipo de jogo. Vai se readaptando a jogo pegado, de alto nível. É bom pegar bagagem antes de começar a jogar valendo de novo", apontou Cícero. "Vai dar uma soltada".

Marinho e Douglas

Lucas Uebel/Grêmio

Em algum momento durante o jogo com o Corinthians, Renato Gaúcho vai olhar para o banco e ver Marinho e Douglas. Os dois serão usados em Itaquera, mas resta saber quando e como. Um voltou da China, e o outro retoma a carreira após 500 dias fora e duas cirurgias no joelho. Ambos são reforços para o segundo semestre, mas deverão ganhar espaço gradualmente. Cada passo de uma vez. A primeira pisada será em solo paulista.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X GRÊMIO

Data e hora: 08/07/2018 (domingo), às 11h (Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Transmissão na TV: Sportv

CORINTHIANS: Walter; Mantuan, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel e Renê Júnior; Romero, Rodriguinho e Pedrinho; Roger
Técnico: Osmar Loss

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Paulo Miranda, Kannemann e Cortez; Jailson, Cícero, Ramiro, Luan e Everton; André
Técnico: Renato Gaúcho

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos