Topo

Torcedores do Bahia ignoram jogo do Mundial 2018 por Copa do Nordeste

Torcedores esperam o Bahia de costas para a televisão que transmite Rússia e Croácia - Diego Salgado/UOL Esporte
Torcedores esperam o Bahia de costas para a televisão que transmite Rússia e Croácia Imagem: Diego Salgado/UOL Esporte

Diego Salgado*

Do UOL, em Salvador

08/07/2018 04h00

São três horas da tarde. A rua estreita nos arredores da Fonte Nova pulsa à espera de um jogo que vale taça. No mesmo instante, Rússia e Croácia começam a luta por uma vaga na semifinal do Mundial 2018. O jogo que o mundo vê, porém, é invisível aos olhos dos torcedores do Bahia, ávidos por mais um título da Copa do Nordeste.

Na rua tomada por milhares de torcedores há uma prova irrefutável de como a Copa do Mundo foi ignorada. A única televisão no entorno do estádio, entocada num restaurante acanhado, está solitária. Rússia e Croácia, ali, não jogam para ninguém.

O que importa mesmo é o confronto decisivo entre Bahia e Sampaio Corrêa, que terminou com festa maranhense, para tristeza de 45 mil torcedores do Bahia.

A frieza diante da partida da Copa da Rússia tem um contraponto. Aos berros, entre um gole de cerveja e outro, vários torcedores já começam a incentivar o Bahia vencer o time do Maranhão dali a pouco menos de três horas.

"A verdadeira Copa é hoje", diz um deles, pouco antes da chegada do ônibus do clube, que fez a festa explodir de vez - enquanto isso, em Sochi, a Rússia abria o placar e via a Croácia empatar em seguida.

Boa parte dos torcedores do Bahia já sabia há alguns que a final da Copa do Nordeste cairia num dia de jogos de Copa do Mundo. Jonathan Santana, de 28 anos, frisa, sem rodeios, que a aglomeração seria igual mesmo se o Brasil estivesse em campo na Rússia. Mais aficionados engrossam o coro:

"O Bahia é a nossa seleção".

"Quem é Bahia nem pensa na Copa."

"Nosso foco é o Bahia."

No interior da Fonte Nova, o cenário é o mesmo. Quando Rússia e Croácia chegaram aos 120 minutos de jogo empatadas por 2 a 2, os jogadores de Bahia e Sampaio Corrêa já estavam no campo. Na televisão de um dos camarotes, poucas pessoas se interessavam pela definição da última vaga da semifinal da Copa. A maior parte estava virada para o gramado, à espera do pontapé inicial.

O resultado da partida frustrou os 45 mil torcedores. Depois doa 90 minutos, a decepção era nítida. Um deles, cabisbaixo, mencionou, enfim, a Copa do Mundo. E lamentou a derrota do Brasil para a Bélgica no dia anterior e a do Bahia para o Sampaio Corrêa neste sábado. "É uma tristeza atrás da outra", disse.

Fonte Nova foi palco de quartas de Copa

Há quatro anos, a Fonte Nova foi palco justamente de um confronto de quartas de final de Copa do Mundo. No dia 5 de julho de 2014, a Holanda derrotou a Costa Rica no estádio e foi adiante na competição. Mais cinco jogos do Mundial fora disputados ali antes do duelo.

Nos corredores, a lembrança da Copa ainda é fresca. Em uma das paredes, há quadros com as camisas de todas as seleções que por ali passaram durante o Mundial do Brasil. Mais à frente, o fuleco, mascote da competição e em baixa diante da alta popularidade do Canarinho Pistola, segue imponente.

Fonte Nova - Diego Salgado/UOL Esporte - Diego Salgado/UOL Esporte
Camisas de seleções da Copa do Mundo 2014 expostas na Fonte Nova
Imagem: Diego Salgado/UOL Esporte

* O repórter viajou a Salvador a convite do Esporte Interativo