Topo

Grêmio vai usar Gre-Nal de Aspirantes para 'ativar' Hernane

Centroavante não atua desde o final de março e jogará para ganhar ritmo de jogo - Lucas Uebel/Gremio FBPA
Centroavante não atua desde o final de março e jogará para ganhar ritmo de jogo Imagem: Lucas Uebel/Gremio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

10/07/2018 04h00

O Grêmio usará o Gre-Nal do Brasileiro de Aspirantes para dar ritmo a Hernane Brocador. Sem atuar desde o final de março, o centroavante é um dos jogadores do grupo principal que ficará à disposição do chamado time de transição do clube gaúcho para o clássico de quarta-feira.

A ideia é 'ativar' o centroavante para depois contar com ele na Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

Brocador chegou ao Grêmio em fevereiro e disputa posição com Jael e André. A última partida dele foi em 28 de março, contra o Avenida-RS, pela semifinal do Gauchão.

Aos 32 anos, Hernane teve lesão no púbis e, mais recentemente, levou a pior em um treino e sentiu problema na região do tornozelo esquerdo. No Brasileirão, ele ficou apenas no banco e ainda não atuou em nenhuma das 12 rodadas iniciais do campeonato.

O time de transição do Grêmio tem duas vitórias e um empate no Brasileiro sub-23. A CBF permite que os clubes usem até três jogadores de linha e mais um goleiro acima dos 23 anos. Bruno Grassi Douglas, Alisson e Léo Gomes foram atletas utilizados dentro desta regra.

A equipe de Thiago Gomes recebe o Internacional nesta quarta-feira, às 21h15 (Brasília), no estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Além de Hernane Brocador, o time ainda poderá contar com Bruno Grassi, Madson, Kaio, Matheus Henrique, Vico e Pepê.

Com o recesso em virtude da Copa do Mundo, a ideia da comissão técnica principal é explorar ao máximo o calendário do time de transição para botar o elenco principal todo em condições. Esse raciocínio norteou os planos para o amistoso diante do Corinthians, no último domingo.

"Tem alguns jogadores que ficaram em Porto Alegre e vão jogar o Gre-Nal na quarta-feira. Prefiro não trazer (mais que 22 jogadores), dar ritmo para uns e ter outros no Gre-Nal depois. Não adianta trazer três times e ninguém jogar muito", disse Renato Gaúcho em São Paulo.

O nome de Hernane Brocador surgiu na Arena após as idas e vindas entre Grêmio e Sport pela transferência de André. Diante do impasse, o grupo de jogadores sugeriu o nome a Renato Gaúcho e depois o tema foi repassado aos dirigentes. O acerto demorou alguns dias por conta de dívida do Bahia com o jogador, mas acabou sendo confirmado.

Logo depois da chegada de André, com acúmulo de centroavantes, o Grêmio defendeu o número de três jogadores da função com a diferença de características. Jael de imposição, Hernane com jogo aéreo e André atuando com mobilidade.

Hernane, no entanto, ainda não conseguiu ter bom desempenho. O Gre-Nal dos Aspirantes é o início de uma nova fase para afirmação. O centroavante tem contrato até dezembro.