Topo

À espera de propostas, Rodrigo Caio perde status de titular no São Paulo

Rodrigo Caio durante treino do São Paulo, na última semana, no CT da Barra Funda - José Eduardo Martins/UOL
Rodrigo Caio durante treino do São Paulo, na última semana, no CT da Barra Funda Imagem: José Eduardo Martins/UOL

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

16/07/2018 04h00

Após passar por cirurgia no pé esquerdo em maio, o zagueiro do São Paulo Rodrigo Caio se prepara para voltar a jogar após a Copa do Mundo. Esforçado, ele treina em dois períodos diários no CT da Barra Funda. O futuro do zagueiro, no entanto, é incerto. A tendência é ele deixar o São Paulo nesta janela de transferências. Até o momento, segundo apurou o UOL Esporte, o defensor recebeu apenas sondagens, sem propostas oficiais.

Por outro lado, sua situação no São Paulo mudou. Antes considerado titular absoluto na dupla de zaga, ele viu Anderson Martins, Arboleda e Bruno Alves mostrarem serviço e ganharem a confiança do técnico Diego Aguirre. Por isso, quando receber a liberação do departamento médico para voltar a jogar, o defensor deve ficar na reserva.

O retorno ao time titular poderia acontecer com uma mudança no esquema tático - caso Aguirre escale o time com três zagueiros e Rodrigo Caio mais centralizado. Outra opção seria ele atuar no meio de campo, como primeiro volante. Porém, o time está equilibrado no sistema utilizado nas últimas partidas, com apenas dois zagueiros e Jucilei e Hudson na proteção da defesa.

Apesar de o São Paulo já ter ultrapassado a meta de R$ 90 milhões prevista para este ano com a venda de jogadores (como publicou o UOL Esporte, o clube já alcançou R$ 108,5 milhões com transferências), a saída de Rodrigo Caio ainda está nos planos. Em outras oportunidades, o jogador também demonstrou interesse de atuar no exterior após a Copa do Mundo da Rússia.

Nas últimas janelas de transferência, Rodrigo Caio ficou muito perto de acertar a sua saída do São Paulo. Em 2015, chegou até a viajar para a Espanha para para fechar com o Valencia ou com o Atlético de Madrid. Em 2017, foi alvo de proposta do Zenit, da Rússia, e já no início desse ano foi procurado pelo Real Sociedad, também da Espanha.