Topo

Novo técnico do Chelsea fuma em campo. Mas na Inglaterra isso é proibido

Maurizio Sarri fuma durante jogo do Napoli, seu ex-time - Maurizio Lagana/Getty Images
Maurizio Sarri fuma durante jogo do Napoli, seu ex-time Imagem: Maurizio Lagana/Getty Images

Thiago Rocha

Do UOL, em São Paulo

16/07/2018 04h00

Anunciado no último sábado como novo técnico do Chelsea, Maurizio Sarri é famoso por uma série de peculiaridades. Uma delas é o hábito de fumar nos treinos e durante os jogos. Mas, na nova casa, o italiano de 59 anos terá de conter a compulsão. Isso porque, na Inglaterra, é proibido fumar em estádios.

A Premier League e as demais divisões profissionais do país seguem as normas do Smokefree England, lei antitabagismo em vigor desde 2007, que proíbe o consumo de cigarro em áreas públicas, locais fechados (bares e restaurantes, por exemplo) ou com grande concentração de pessoas, como estádios e casas de shows.

O próprio site do Chelsea, em página com informações sobre proibições e permissões nos dias de jogos como mandante, tem um tópico sobre a política do clube em relação a cigarros. "É proibido fumar em qualquer ponto do estádio em Stamford Bridge. Isso inclui o uso de cigarros eletrônicos", avisa o texto.

Sarri é descrito por jogadores como "uma chaminé". Fumante compulsivo, chega a consumir cinco maços de cigarros por dia, segundo o atacante belga Mertens, com quem trabalhou no Napoli. 

Na última Liga Europa, o treinador fez um pedido inusitado ao RB Leipzig, adversário na segunda fase do torneio. Por conta do vício, Sarri pediu para que os mandantes separassem uma área nos vestiários do estádio onde ele pudesse fumar. O clube alemão subiu uma parede de gesso com três metros de largura e três de altura, com uma porta, isolando o espaço antes destinado a camas de massagem, e também desligou os detectores de fumaça do entorno.

Fumar na Copa é proibido, mas não há regra mundial

O vício em cigarros é condenado no mundo esportivo, mas não existe uma regra global de combate ou veto ao consumo. As grandes competições, de modo geral, seguem as leis da região onde são disputadas.

Na Copa do Mundo, a proibição ao consumo de cigarros foi instituída em 2002, na edição sediada na Coreia do Sul e do Japão, como parte de uma campanha antitabagismo promovida pela Fifa. A imagem de dirigentes e técnicos fumando no Mundial anterior, na França-1998, como Michel Platini, na época membro do Comitê Executivo da entidade, e Daniel Passarella, ex-treinador da seleção da Argentina, gerou bastante incômodo.

Na Rússia, o ex-jogador Diego Maradona foi criticado por aparecer fumando charuto nas tribunas da Arena Spartak, em Moscou, durante o jogo Argentina 1 x 1 Islândia, pela fase de grupos, e pediu desculpas pelo ato em local proibido.