Topo

CBF oficializa permanência até 2022, e Tite comemora 'ambiente de união'

REUTERS/John Sibley
Imagem: REUTERS/John Sibley

Do UOL, em São Paulo

25/07/2018 18h44

Classificação e Jogos

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a renovação de contrato do técnico Tite até o final da Copa do Mundo de 2022, no Qatar. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (25) no site da entidade. Edu Gaspar, coordenador de seleções, também foi mantido.

“A CBF está investindo em um projeto de longo prazo ao garantir à Comissão Técnica seis anos e meio à frente da Seleção. Acreditamos que planejamento cuidadoso e execução criteriosa conduzirão o futebol brasileiro aos resultados que esperamos”, disse Rogério Caboclo, diretor executivo de gestão da CBF.

“Ao longo dessa primeira fase na CBF eles demonstraram alinhamento a valores que acreditamos muito, como talento, competência e dedicação”, acrescentou o dirigente, que foi chefe de delegação da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2018, disputada na Rússia.

Ao site da CBF, Tite comemorou o “primeiro ciclo” à frente da seleção como a chance de estabelecer uma relação de confiança. Agora, mirando um próximo passo, acredita que o aprendizado terá função importante na busca de grandes objetivos com a equipe nos próximos quatro anos.

“Entendo que a CBF nos deu as condições para construir um ambiente de união e de profissionalismo extremo e assim continuaremos. É um grande desafio e estamos felizes em enfrentá-lo, já com o foco voltado aos próximos jogos e competições”, afirmou o técnico.

Em 26 jogos à frente da seleção brasileira, Tite somou 20 vitórias. Além disso, empatou quatro jogos e perdeu dois – o último deles, o 2 a 1 nas quartas de final da Copa de 2018 diante da Bélgica.

Com a permanência assegurada, Tite e Edu Gaspar passam agora a atuar na preparação da seleção brasileira para os próximos amistosos. O time joga nos dias 7 e 11 de setembro, nos EUA. Os norte-americanos serão os adversários do primeiro jogo, enquanto a seleção de El Salvador tende a ser a adversária do segundo.

Para Edu, a renovação demonstra que o trabalho está no caminho certo. “A equipe teve as condições necessárias para uma preparação de primeira linha em todos os momentos. A CBF não poupou esforços em nos atender e isso criou um ambiente de apoio e de respeito que nos dá tranquilidade para a continuidade do trabalho”, disse o dirigente.