Topo

Ex-promessa do futebol, Chera diz que sofreu assédio na base do Santos

Jean Chera foi a estrela da base do Santos de 2005 a 2011 - Arquivo pessoal/Jean Chera
Jean Chera foi a estrela da base do Santos de 2005 a 2011 Imagem: Arquivo pessoal/Jean Chera

Do UOL, em São Paulo

25/07/2018 08h19

Ex-promessa da base do Santos, o meia-atacante Jean Chera disse nas redes sociais que sofreu assédio sexual nas categorias de base do time da Vila Belmiro. A revelação foi feita no Instagram, que disponibiliza espaço para perguntas e respostas.

A acusação de Chera foi feita depois de ser criticado por um internaut, mas não deu detalhes da suposta tentativa de assédio. O atacante jogou na base do Santos de 2005 a 2011.

Jean Chera escreveu nas redes sociais que teria sofrido assédio na base do Santos - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Jean Chera escreveu nas redes sociais que teria sofrido assédio na base do Santos
Imagem: Reprodução/Instagram

"Já vivi tudo que tinha que viver [no futebol] ... até tentativa de assédio sexual já sofri na base do Santos...", escreveu Chera.

Questionado por outro internauta se ele tinha provas para fazer tal acusação de assédio, Chera escreveu:

“A primeira prova é minha consciência. E a segunda: o treinador foi mandado embora na época e apareceram outros casos [de assédio na base do Santos]. Porém, naquela época pouco se falava sobre esse tema”.

Atualmente com 23 anos e sem clube, Chera era a maior estrela da base santista, ofuscando até mesmo Neymar, que dava seus primeiros passos na base do clube. Mas Chera não vingou no profissional. Ele rodou por vários clubes ainda na base, entre eles o Cruzeiro, Flamengo e Atlético-PR, mas não justificou a condição de promissor. No profissional, o meia teve passagens apagadas pela Portuguesa Santista e novamente no Santos, atuando no time B do time alvinegro, entre outros clubes.

Ao UOL Esporte, a assessoria de comunicação do Santos informou que desconhecia o suposto assédio e que a atual gestão não atuava na época em que Chera atuou na base alvinegra (confira íntegra da nota oficial do Santos no rodapé da nota).

Acusação de pedofilia na base derrubou diretor do clube

Não é a primeira denúncia contra o Santos feita por um ex-jogador da base. Em abril deste ano, o time da Vila afastou Ricardo Crivelli, então dirigente das categorias inferiores do clube.

O afastamento do dirigente foi tomado pelo presidente do Santos, José Carlos Peres, após um ex-atleta da base, Ruan Petrick Aguiar de Carvalho, alegar na polícia ter sido abusado quando tinha apenas 11 anos de idade.

Confira nota oficial do Santos sobre a acusação feita por Chera

O Santos FC faz questão de comunicar que foi surpreendido com as declarações do ex jogador Jean Chera, que foi atleta do Clube até 2011. 
Jean afirmou ter sofrido assédio sexual quando esteve nas categorias de base santista.
No entanto, não era do conhecimento da atual gestão a informação, nem tão pouco denúncia sobre o fato. 
E por fim. O Santos FC faz questão de se colocar à disposição do atleta e da família para todo amparo necessário, além de possível denúncia e elucidação do lamentável fato tornado público.