Topo

Ex-Fla e Palmeiras, Obina não resiste às dores e anuncia aposentadoria

Obina virou "melhor que Eto"o" em passagem vitoriosa pelo Flamengo - Silvia Izquierdo/AP
Obina virou 'melhor que Eto'o' em passagem vitoriosa pelo Flamengo Imagem: Silvia Izquierdo/AP

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

01/08/2018 18h47

A carreira de Obina chegou ao fim. Ex-Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG, Bahia e Vitória, entre outros, o atacante de 35 anos não resistiu às dores e decidiu abandonar os gramados. A informação foi divulgada inicialmente pelo Globoesporte.com e confirmada pelo UOL Esporte, que conversou com o jogador que para após 16 anos como jogador profissional de futebol.

Revelado pelo Vitória, Obina fez a sua última partida da carreira pelo Matsumoto Yamaga, do Japão, no ano passado. No clube, sofreu uma lesão no tendão de Aquiles que o fez voltar para o Brasil para uma cirurgia. Depois disso, as dores dominaram o atacante, que preferiu colocar um ponto final na vitoriosa carreira, que teve o Flamengo como seu ponto máximo. Por lá, virou xodó da torcida, ganhou o status 'melhor que o Eto'o' de forma carinhosa e conquistou três Campeonatos Cariocas (2007, 2008 e 2009) e uma Copa do Brasil (2006).

"Eu vou me aposentar por um simples motivo. Quando eu estava no Japão agora eu rompi o tendão de Aquiles e tive um tempo de recuperação muito longo. Mas ainda assim tive uns contratempos nessa cirurgia, de demora para fazer a cirurgia, vim para o Brasil fazer. Então a recuperação ficou muito mais lenta. Claro que tenho pessoas competentes trabalhando comigo nessa minha recuperação, mas aí eu vi que não ia valer a pena por de vez em quando estar sentindo dor. Jogar, treinar e depois sentir dor, acho que não valia a pena. Aí eu decidi aposentar e ver o que o destino me proporciona daqui para frente", contou Obina ao UOL Esporte.

A última passagem de Obina pelo Brasil foi em 2014, pelo América-MG. Antes, atuou por Bahia, Palmeiras, Shandong Luneng (China), Atlético-MG, Flamengo, Al Ittihad (Arábia Saudita), Vitória, CRB e Fluminense de Feira-BA.

Agora, Obina pensa em ficar um tempo com a família antes de decidir o que seguir na carreira. Mas a ideia é continuar dentro do futebol. "Ainda não tenho nada em mente. O que eu penso é ainda trabalhar no meio do futebol, mas para tentar ajudar outros moleques a conseguirem a carreira de jogador profissional. Acho que eu quero trabalhar nisso", completou o agora ex-atacante.