Topo

Pedalada de Vinicius Jr. em estreia no Real levanta comparações com Robinho

Do UOL, em São Paulo

01/08/2018 04h00

Vinicius Junior foi derrotado pelo Manchester United em sua estreia pelo Real Madrid nesta terça (31), em Miami, mas pedalou diante do adversário Mensah e levantou um debate internacional nas redes sociais. Afinal, brasileiros e espanhóis se lembraram da trajetória de Robinho no clube merengue.

Há quem diga que o lance foi uma amostra do protagonismo que o atacante pode mostrar nos gramados da Europa, mas, inevitavelmente, muitos usaram a pedalada como base para opinar que o garoto de 18 anos pode não brilhar como se imagina.

“Ainda faltam anos para saber se será um driblador decisivo ou se vai ficar como Robinho. Em sua estreia, deixou de lembrança uma pedalada que confundiu Mensah e quase deu o gol a Gareth Bale. Foi sua jogada mais destacada”, escreveu o diário Marca, de Madri.

O jornal As, também da capital espanhola, disse que o atacante teve “lampejos” em campo. "Não que [a pedalada] tenha sido a jogada do século, mas pela primeira vez vimos o Vinicius Jr. que o Real Madrid espera. Ele é favorecido quando sai em contra-ataque, com espaço; assim parece ser mais perigoso", avaliou a publicação.

"Começou um pouco perdido nos primeiros minutos, mas fez sua primeira grande ação aos 23 minutos. Foi tudo. Ainda pouco do que espera de um promissor brasileiro. Mas ele deve ir além. Se vê uma faísca especial para criar vertigem nas defesas rivais", avaliou o "As".

“Suas ações foram mais fogos de artifício que verdadeira dinamite”, completou o jornal As. A análise do Mundo Deportivo, da Catalunha, chamou Vinicius Junior de “atrevido”. O diário catalão Sport deu pouca atenção ao jogo do Real, pois o Barcelona entrou em campo logo em seguida.

Além da pedalada que quase terminou com assistência para Bale, o ex-flamenguista também deu bom passe para Benzema. No entanto, o francês perdeu a bola na sequência e fez muitos brasileiros o compararem a atacantes do Flamengo.

Vinicius foi versátil. Em mais de duas jogadas, foi preciso percorrer o olhar por todo o ataque do Real para descobrir de que lado estava o garoto naquele momento. O atacante teve a esquerda como prioridade, mas também surgiu pela direita e pelo centro do ataque.

A movimentação mostrou liberdade, mas foi obediente. Aos 15 minutos do primeiro tempo, por exemplo, a câmera flagrou o tímido atacante perguntando a Bale de que lado deveria ficar. A resposta do galês indicou que ainda não era hora de inverter a posição novamente.

Apesar dos "lampejos" citados pela imprensa espanhola, Vinicius Junior não conseguiu impedir o Manchester United de vencer o Real Madrid por 2 a 1 (veja os gols abaixo). A partida foi válida pelo torneio amistoso International Champions Cup.

Vinicius é parte do projeto de reconstrução do Real, que acaba de perder Cristiano Ronaldo para a Juventus, da Itália, e o técnico Zidane. O clube não vem seguindo seu perfil “galático” de contratações na atual janela de transferências. Resta saber se o desempenho na International Champions Cup pautará ou não a necessidade de uma mudança de postura no mercado.