Topo

Guardiola defende Jesus e Fernandinho e vê Douglas preparado para o City

Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Caio Carrieri

Colaboração para o UOL, em Manchester (ING)

03/08/2018 10h18

Josep Guardiola, técnico do Manchester City, defendeu Gabriel Jesus e Fernandinho nesta sexta-feira (3). A dupla brasileira se reapresentou ao clube inglês no início desta semana, após um período mais longo de férias devido à participação na Copa da Rússia, de onde saíram bastante criticados.

Titular durante todo o Mundial, o atacante de 21 anos passou em branco em todos os cinco jogos disputados, enquanto Fernandinho teve atuação muito ruim na derrota por 2 a 1 para a Bélgica, em Kazan, ao substituir o suspenso Casemiro nas quartas de final.

“É um problema do Brasil, da imprensa de lá”, começou o treinador, antes de elogiar seus atletas. “Eles sabem o quanto são importantes e o quanto nós os amamos. Sinto que eles estão totalmente confortáveis aqui no clube. Se não fosse assim, não teríamos renovado o contrato do Fernandinho na temporada passada e agora com Gabriel”.

“A estratégia do clube é perfeita, nós não podemos deixar o Gabriel sair, porque ele é muito jovem e evoluiu demais desde que chegou. A coragem que ele tem...Eu nunca vi um atacante tão lutador quanto ele, com vontade de evoluir, perguntando sempre o que pode melhorar”, explicou sobre o ex-palmeirense, que renovou o contrato com o City por mais dois anos, até 2023.

Além de Jesus, Fernandinho, Ederson e Danilo, na temporada 2018/19 Guardiola ainda tem chances de contar com um quinto brasileiros no elenco: Douglas Luiz. O meio-campista de 20 anos, revelado pelo Vasco da Gama, passou o último ano emprestado ao Girona-ESP para adquirir experiência. Ele aguarda o visto de trabalho para permanecer em Manchester, depois de realizar a pré-temporada com o elenco do City, nos Estados Unidos.

“Queremos que ele fique, mas ele ainda não tem o visto para poder trabalhar. Estamos tentando convencer os responsáveis por esta documentação a deixá-lo ficar. Ele tem muito potencial para trabalhar e evoluir no clube. Se ele não tivesse pronto, nós não estaríamos atrás da permissão de trabalho para ele. Mas não depende só do clube ou dele”.

Neste domingo, o City abre a temporada inglesa ao enfrentar o Chelsea na Supercopa, em Wembley, às 11h de Brasília.

Veja abaixo outros trechos da entrevista coletiva de Pep.

Começo mais cedo da temporada

Sabíamos que depois da Copa teríamos a sorte de jogar a Community Shield, porque somos os campeões da Premier League. A situação ideal seria outra, mas é uma final e temos de fazer um bom jogo para vencer.

Mais reforços?

Veremos. Se decidirmos contratar mais alguém, será porque é um jogador especial, não por ser mais um. A partir de segunda estaremos todos juntos, com Kevin De Bruyne e Sterling de volta, e trabalharemos para manter o mesmo nível da temporada passada

Ainda há margem para evolução do City?

Em termos de resultados, diria que na Premier League não tem como, depois de conquistarmos 100 pontos na última temporada. Nas outras competições, sim, como na Copa da Inglaterra e na Liga dos Campeões. Se eu sentisse que não temos o que aprimorar, eu não estaria mais aqui.

Maurizio Sarri no Chelsea

Estou muito feliz que um técnico do nível dele está na Premier League, porque vou poder aprender em todos os finais de semana. Sou um grande admirador do estilo de jogo dele, será perfeito para o futebol inglês.

Sarri “roubou” Jorginho do City

Ficamos perto de contratá-lo, mas no fim Jorginho decidiu continuar trabalhando com Maurizio. Gosto de ter jogadores que queiram de fato jogar no City. Talvez ele demorou um pouco para nos dizer isso, mas tudo bem. Boa sorte para o Chelsea e por ter agora um jogador excepcional.