Topo

Willian acusa fraude envolvendo procuração; Empresários se dizem vítimas

GLYN KIRK/AFP
Imagem: GLYN KIRK/AFP

Bruno Carvalho, Ricardo Perrone e Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo e Belo Horizonte (MG)

03/08/2018 04h00

O atacante Willian, do Chelsea, denunciou na última quinta-feira (2) que uma procuração falsa estaria circulando pelo mercado europeu envolvendo seu nome. No documento postado pelo jogador no Instagram, um suposto agente de futebol chamado Denirobson Dias concedia uma autorização a Renee Pinheiro Anunciação para representar o atleta da seleção brasileira em conversas com clubes da Inglaterra e da França.

Willian diz desconhecer as duas pessoas citadas e afirma que a assinatura dele presente no documento é falsa. Na publicação, o atacante promete acionar seus advogados para tomarem as medidas cabíveis sobre o caso.

Citado no documento, Renee Pinheiro Anunciação trabalhou na área de marketing do Atlético-MG, entre 2004 e 2005, e no Red Bull Brasil entre janeiro de 2011 e junho de 2014. Atualmente, é diretor na Double Edged Sports, empresa chinesa dona dos clubes Chongqing Lifan (China) e Granada (Espanha).

Willian denuncia procuração falsa envolvendo seu nome - Reprodução - Reprodução
Procuração falsa autorizava Renee a falar com clubes em nome de Willian
Imagem: Reprodução

Em contato com o UOL Esporte, ele disse também ter sido vítima no caso. O agente mineiro afirmou que a proposta de assumir o controle das negociações envolvendo Willian chegou em suas mãos por meio do amigo Ézio Barroso Bowen, dono da Brasil Soccer Assessoria Empresarial, empresa de marketing localizada em Belo Horizonte.

Na versão de Renee, Ézio teria recebido a proposta de uma pessoa chamada Claudio, que seria conhecido dele e amigo de Severino Vieira da Silva, pai de Willian. Nem Renee nem Ézio souberam dizer o sobrenome de Claudio.

Renee disse ter estranhado a proposta pelo fato de Willian já ter empresário. Em conversa com a reportagem, o agente mineiro afirmou que o atacante era agenciado por Giuliano Bertolucci, um dos principais agentes do país. De acordo com a assessoria do jogador, a carreira de Willian é controlada por Kia Joorabchian e Júnior Mendonza, e não por Bertolucci.

“O Bertolucci é um cara com força no Brasil e fora do país. Pensei que tinha algo errado, mas alegaram que a proposta vinha do pai do Willian e que eles não estavam mais com Bertolucci”, afirmou Renee.

A versão dada por Ézio à reportagem é um pouco diferente. O empresário diz ter recebido a proposta de Claudio, mas que ela teria partido de uma pessoa chamada Ricardo Murad, que seria conhecida de Severino Vieira da Silva. Além de Willian, Ricardo teria dito que possuía autorizações em nome de outros jogadores brasileiros.

"Quando a gente sabe que o jogador tem um empresário grande, não adianta pedir autorização sem ter uma carta de algum clube", explicou Bowen. "Quando o Ricardo me passou, eu pedi o passaporte do Willian para confirmar a assinatura e ele me disse que o pai dele não liberaria o documento".

Renee e Ézio afirmaram ter descoberto a farsa com ajuda de Paul Brighten, ex-diretor da Soccerex, empresa responsável por eventos de futebol ao redor do mundo. O inglês teria conseguido entrar em contato com Willian e confirmado que a situação não era real.

“Antes de falar com qualquer clube, eu pedi para o Paul checar para mim. Ele me ligou depois e disse que era uma autorização falsa, que o Willian queria saber quem era o responsável por isso. Quando o Paul me disse isso, eu falei a ele para pedir desculpas ao Willian. Foi basicamente isso que aconteceu. Fui vítima de um golpe, mesmo porque não falei com clube nenhum antes de me certificar com o Willian”, explicou Anunciação.

Procurado pelo UOL Esporte, o pai de Willian disse não ter lido a postagem do filho nas redes sociais. Severino também negou conhecer Renee Pinheiro Anunciação, Ézio Barroso Bowen, Claudio e Ricardo Murad.

O ponto em comum entre todos os entrevistados pela reportagem é Denirobson Dias. Nenhum deles diz saber quem seria o suposto agente de futebol presente no documento publicado por Willian.

A reportagem tentou contato com Claudio por meio de um telefone dado por Ezio, mas não obteve sucesso até o fechamento da publicação. Ricardo Murad também não atendeu as ligações.