Topo

Zé Ricardo quer jogo defensivo e entrega em campo por arrancada no Botafogo

Zé Ricardo quer resgatar espírito guerreiro do ano passado ao Botafogo  - VITOR SILVA/SSPRESS/BOTAFOGO
Zé Ricardo quer resgatar espírito guerreiro do ano passado ao Botafogo Imagem: VITOR SILVA/SSPRESS/BOTAFOGO

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/08/2018 04h00

Sob o comando de Jair Ventura, o Botafogo ficou conhecido por ser uma equipe bem organizada defensivamente e que vendia muito caro cada derrota. Zé Ricardo foi anunciado como novo treinador na última segunda-feira e logo deixou claro que quer resgatar essa característica para o Alvinegro.

O objetivo do treinador é conseguir nova arrancada no Botafogo, o que repetiria a trajetória que ele teve nos dois primeiros clubes da sua breve carreira. Em Flamengo e Vasco, quando desenvolveu trabalhos bastante elogiados, ele conseguiu tirar uma reação rápida do grupo de jogadores. 

No Rubro-negro, Zé Ricardo conseguiu três vitórias nos primeiros cinco jogos, com nove pontos em 15 disputados. No Cruzmaltino, nova arrancada: duas vitórias e dois empates, o que representou oito pontos em 15 disputados.

“Vamos encarar cada partida com uma entrega grande para que a gente tenha um rendimento bom. Uma oportunidade real e financeira para o clube. Vamos contar muito com essas características da equipe que vimos ano passado [com o Jair Ventura]. Acredito na competitividade desse grupo e na torcida. Sempre me chamou a atenção a intensidade com que essa equipe jogou contra nós”, disse Zé Ricardo.

O treinador, por outro lado, gostou do que viu no jogo entre Botafogo e Santos, horas depois de ser anunciado. O time foi comandado pelo interino Bruno Lazaroni, que faz parte da comissão técnica fixa do Alvinegro.

“Eu percebi uma reação muito legal da equipe contra o Santos. Esteve organizada e, por pouco, não venceu. Acho que a necessidade real é conquistar vitórias para ganhar confiança”, completou mostrando otimismo com o mais novo desafio.

Zé Ricardo terá uma semana de treinamentos pela frente já que o Botafogo só voltará a campo no domingo, quando visitará o Paraná, às 11h, no Durival de Britto. Na próxima quinta-feira, a primeira decisão: partida de volta com o Nacional-PAR, que venceu por 2 a 1 em Assunção.