Topo

Avanço "histórico" na Sul-Americana recupera ambições do Atlético-PR

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

08/08/2018 18h13

A vitória por 4 a 1 sobre o Peñarol em Montevidéu, na noite de terça-feira (7), que classificou o time para as oitavas da competição, foi tratada como um feito histórico pelo técnico do Atlético Paranaense, Tiago Nunes: “É uma história que vou contar para os meus netos. Você vir aqui em Montevidéu e vencer o Peñarol, nos dois jogos, é um feito histórico”. Apesar do impacto da goleada, o Furacão já foi mais longe na Sul-Americana em outras ocasiões, como em 2006, quando foi semifinalista.

Foi a terceira vitória de Nunes desde que assumiu a vaga que era de Fernando Diniz, com outros três empates e uma derrota no período – um aproveitamento muito superior ao do antecessor, que venceu apenas 5 jogos em 21 que disputou. “O Atlético é uma equipe que não iniciou bem a temporada, o Brasileiro. Após a Copa do Mundo a gente consegui mudar um pouco da característica da equipe, que tinha mais posse de bola, gostava de ter a bola, e a gente aproveitou o que já tinha de bom, que é ter a bola, mas construir uma equipe mais vertical, que possa buscar mais o gol”, analisou Nunes, sobre as mudanças, “Era uma equipe que sofria muitos gols. Foi o primeiro passo que nós buscamos, uma equipe que pudesse sofrer menos gols”.

Campeão paranaense com o elenco de Aspirantes, Tiago Nunes aos poucos tem colocado em campo os jogadores que lhe ajudaram na conquista do título. Contra o Peñarol, estiveram em campo o goleiro Santos, os zagueiros Léo Pereira e Zé Ivaldo, o lateral-esquerdo Renan Lodi, o volante Bruno Guimarães e o atacante Marcinho. “Dos 11 que iniciaram, seis estavam conosco no Paranaense. Jogadores que fizeram um primeiro semestre muito bom. Esse nível de competitividade que nós estamos tendo tem trazido um equilíbrio. Estou muito orgulhoso e feliz com o que estamos construindo.”

Classificado para as oitavas de final, o Atlético agora irá enfrentar o Caracas, da Venezuela, com jogos previstos para setembro e outubro, a serem confirmados pela Conmebol, com a partida de ida acontecendo em Caracas. Até lá, o Furacão tentará sair da zona de rebaixamento do Brasileirão. No sábado, 16h, encara o Ceará, em Fortaleza, em duelo direto na área da degola.