Quem é o "novo" Ronaldo, que tem irmão Romário e tripla nacionalidade?

Inspiração brasileira, origem africana, influência portuguesa, nacionalidade inglesa, joga na Itália. Este é Ronaldo Vieira, reforço da Sampdoria que chamou atenção pelo anúncio bem-humorado da contratação, imitando o que a Juventus fez com Cristiano Ronaldo, mas com "Vieira" em letras bem pequenas.
Do Brasil veio o nome. Ele nasceu em 1998, ano em que Ronaldo e Romário estavam no auge. A mãe Regina Vieira teve gêmeos e os batizou em homenagem à dupla de ataque brasileira. Coincidência ou não, os dois viraram jogadores de futebol. Apesar dos nomes, ambos jogam no meio-campo. A diferença é que Romário Vieira defende a seleção do seu país de origem, Guiné-Bissau. Ronaldo seguiu outro caminho.
Ele podia escolher entre outras duas nacionalidades: a de Portugal, onde cresceu e começou no futebol, ou a da Inglaterra, onde os pais foram trabalhar e ele se profissionalizou jogando pelo Leeds. A primeira opção sempre foi a portuguesa. Nascido em uma ex-colônia que fala português, Ronaldo pretendia se juntar à seleção de CR7. Mas a federação inglesa foi mais rápida.

Destaque do Leeds, ele foi chamado para defender a Inglaterra sub-20 no ano passado. E começou a mudar de ideia em relação à nacionalidade: "poderia jogar por Portugal, mas falei com minha família, com alguns parentes que estão lá, então cheguei a uma conclusão e escolhi a Inglaterra". O começo de Ronaldo Vieira na seleções de base inglesas foi o melhor possível, com atuações decisivas em duas conquistas do Torneio de Toulon.
O curioso é que ele decidiu não usar Ronaldo atrás da camisa. Preferiu Vieira, que também é nome de craque, mas da sua posição. "Acho que Ronaldo era um nome muito grande. Não quis que as pessoas dissessem: 'ele pensa que é o Ronaldo'. Vieira é mais simples e ele também foi fundamental na Inglaterra".
"Por que escolher um dos dois se você pode ter ambos?"
Ronaldo, ou melhor, Vieira passou a ser considerado uma das principais promessas do futebol europeu e fez a Sampdoria gastar 6,5 milhões de euros (cerca de R$ 28 milhões) em sua contratação. O anúncio foi um sucesso de marketing e ele terá a chance de marcar o xará famoso em uma grande liga para, quem sabe, se valorizar ainda mais.
Enquanto Ronaldo trocou a segunda divisão inglesa pela Serie A italiana, o irmão Romário, que também jogava no Leeds, foi dispensado pelo clube e tenta a sorte no Doncaster Rovers, na terceirona da Inglaterra, além de defender a seleção principal de Guiné-Bissau. Os dois nunca chegaram a reeditar a famosa dupla, pois Romário não chegou aos profissionais do Leeds.

Nenhum deles fez jogos oficiais por uma seleção principal, ou seja, ainda podem mudar de ideia e existe a remota chance dos irmãos gêmeos Ronaldo e Romário disputarem uma partida de Copa do Mundo lado a lado. Coisa que, infelizmente, os atacantes Ronaldo e Romário não conseguiram fazer na seleção brasileira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.