Topo

Futebol


Jogo do Vasco teve agressão a youtuber e denúncias de assédio a mulheres

Rafael Ribeiro / Flickr do Vasco
São Januário lotado causou transtornos na partida entre Vasco e LDU Imagem: Rafael Ribeiro / Flickr do Vasco

Bruno Braz*

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/08/2018 04h00

O jogo entre Vasco e LDU (EQU), na última quinta-feira, pela Copa Sul-Americana, trouxe novamente o ambiente de agressões, intimidações, ameaças e assédios que se tornaram quase que rotineiros em São Januário no período eleitoral do ano passado.

Num dos episódios, o youtuber João Victor - que em suas redes sociais leva a alcunha de “João Almirante” e é conhecido pelo humor crítico - relata ter sido agredido antes de a bola rolar na rua General Almério de Moura, bem em frente à entrada da social e um dos points de concentração dos torcedores.

“Eu estava com um amigo e chegou esse grupo. Eram quatro ou cinco pessoas e um desses caras já tinha me ameaçado antes pelos meus tweets, minhas postagens. Então depois fui agredido, tomei um soco. Depois meu amigo disse que eles queriam me chutar no chão, mas um deles mesmo os segurou”, declarou ao UOL Esporte o vascaíno.

Ídolo do Vasco, o ex-jogador e comentarista Juninho Pernambucano cobrou providências do clube sobre as agressões e teve como resposta do Cruzmaltino a promessa de que os casos serão investigados:

Já o site “News Colina” alegou que sua colunista Ana Clara foi assediada dentro de São Januário durante a partida. O UOL Esporte não conseguiu contato com ela:

Criado este ano para combater e repudiar os assédios nas arquibancadas, o movimento “Vascaínas contra o assédio” denunciou que outros casos ocorreram com pelo menos mais três meninas somente na última quinta-feira, dia em que, coincidentemente, elas fizeram uma ação de panfletagem em São Januário alertando justamente sobre esse tema:

Ano passado, durante a corrida eleitoral vascaína, uma série de casos de agressões, ameaças e assédios foram registrados ou relatados, mas um combate efetivo a estes episódios ainda não foi apresentado.

Em campo, o Vasco venceu a LDU por 1 a 0, mas como havia perdido em Quito (EQU) por 3 a 1, foi eliminado da Copa Sul-Americana.

Mais Futebol