Topo

Após vice na Copa, Mandzukic se aposenta da seleção croata aos 32 anos

AFP PHOTO / Kirill KUDRYAVTSEV
Imagem: AFP PHOTO / Kirill KUDRYAVTSEV

DO UOL, em São Paulo

14/08/2018 10h03

O atacante Mario Mandzukic anunciou nesta terça-feira (14) a sua aposentadoria da seleção croata aos 32 anos, um mês após o vice-campeonato da Copa do Mundo da Rússia.

Em mensagem em seu Instagram, Mandzukic disse que tomou uma decisão que parecia “impossível” e se disse orgulhoso pelos 14 anos defendendo as cores do país. Ainda não foi decidido se o atacante ganhará uma partida de despedida por parte da federação croata.

“Eu sempre gostei de falar no campo e não fora dele. Portanto, essas palavras são um pouco mais difíceis do que enfrentar um adversário ou correr por 120 minutos. Mais difícil porque sei quanta felicidade me traz todas as convocações, jogos e vitórias. Mais difícil, porque sei que honra é vestir a camisa croata e representar o país. Mais difícil, porque eu sei que este é finalmente o fim dessas palavras. E, no entanto, sei que é hora certa para essas palavras”, disse.

Para ele, o vice-campeonato na Rússia ajudou a tomar a decisão. Mandzukic foi decisivo ao marcar o gol na prorrogação da semifinal contra a Inglaterra e também marcou na derrota por 4 a 2 na decisão contra os franceses.

“Tanto quanto o vice-campeonato me enche de nova energia, tornou mais fácil para mim tomar essa decisão impossível. Nós experimentamos nossos sonhos, fizermos um sucesso histórico e sentimos o incrível amor dos fãs. Este mês, bem como a chegada a Zagreb, continuará a ser a memória mais importante da minha carreira. Foi a viagem mais bonita com a equipe e a melhor volta para casa. Estou muito feliz, orgulhoso da prata pela qual morremos há anos, através de muito esforço, trabalho, desapontamento e momentos pesados”, disse.

“Não há tempo ideal para ir. Se pudéssemos, acredito que todos nós jogaríamos pela Croácia enquanto vivêssemos, porque não há orgulho maior. Mas sinto que o momento é para mim agora. Eu fiz o meu melhor para dar a minha contribuição para o maior sucesso do futebol croata”, concluiu.

Desde 2007 atuando na seleção principal da Croácia, Mandzukic disputou 89 partidas e marcou 33 gols. Ele defenderá a Juventus nesta temporada europeia.