Topo

Com chegada de Zé Ricardo, torcida do Botafogo muda de alvo e culpa elenco

Valência foi mal nos últimos jogos e gerou insatisfação na torcida após desabafar na internet - Thiago Ribeiro/AGIF
Valência foi mal nos últimos jogos e gerou insatisfação na torcida após desabafar na internet Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/08/2018 04h00

A má fase do Botafogo trouxe mudanças e criou novas situações. Se com Marcos Paquetá a torcida reclamava bastante do padrão de jogo apresentado pela equipe, agora isso já não ocorre mais. Após a contratação de Zé Ricardo há um consenso após o primeiro jogo que há uma organização evidente na equipe.

E isso gerou uma transferência de responsabilidade. Se o time está bem organizado, a falta de vitórias está diretamente ligada à qualidade dos atletas. Diante do Paraná isso ficou evidente. O Botafogo dominou as ações e criou muitas oportunidades de gol. O problema era concluir a jogada e colocar a bola nas redes.

Nas redes sociais, o direcionamento das críticas foi instantâneo. Se antes de Zé Ricardo a comissão técnica era o principal alvo, agora a bronca é com os jogadores. Leo Valencia fez péssima partida e ainda saiu irritado de campo ao ser substituído por Renatinho. Como se não bastasse foi ao Instagram para desabafar.

“Chega um momento que você se cansa”, disse em um breve e enigmático espanhol.

A torcida que já estava reclamando da qualidade de alguns jogadores ficou ainda mais revoltada com a atitude do chileno. Apesar das atuações ruins, o camisa 10 contava com o apoio de parte da torcida. Após o desabafo, porém, até ele se viu em situação delicada.

Após péssima repercussão, Valencia fez nova postagem e disse que foi mal interpretado. "Desculpas pelo mal entendido que aconteceu domingo depois do jogo. Quando postei, não foi para ninguém e sim para mim mesmo. Todo mundo sabe o quanto trabalho e me dedico para sempre melhorar. Nunca vou faltar respeito algum com a torcida ou o Botafogo", afirmou Valencia.

O momento, de fato, não é dos melhores. Contratado no início do ano após se destacar no Atlético-GO, em 2017, Luiz Fernando tem oscilado bastante. Uma característica no entanto, sempre foi inegável: ele sabe fazer gol. O problema é que nos últimos jogos ele perdeu algumas boas oportunidades, o que deixa evidenciado a pressão sofrida pelos atletas.

“[Contra o Paraná] A bola quicou antes. Me cobrei bastante. Fiquei a noite toda pensando no lance. Sabíamos que seria um jogo difícil e pela pressão que o Paraná tinha. Vamos virar a chave porque quinta tem jogo importante”, disse o jogador.

“É mais questão de aprimorar nossas finalizações para quando a oportunidade chegar no jogo estarmos prontos. Nós atacantes temos nos incomodado com isso”, completou Luiz Fernando.

O Botafogo volta a campo nesta quinta-feira, quando receberá o Nacional-PAR, pela Sul-Americana. Os paraguaios venceram por 2 a 1 em Assunção e obrigam o Alvinegro a vencer no Nilton Santos para avançar às oitavas de final.